KOMEDI

Economista: Wladimir fez mais com menos royalties que Rafael em seu primeiro ano


  • Opinião NF
  • 22 de Agosto de 2022 | 15h12
 Reprodução
Reprodução

O prefeito Wladimir Garotinho teve menos recursos de royalties e participações especiais em seu primeiro ano do que o ex-prefeito Rafael Diniz: foram R$ 529 milhões em 2021 contra R$ 628,372 milhões registrados em 2017, segundo dados do economista José Alves Neto.

Os números expõem que faltou gestão ao ex-prefeito que, mesmo com mais recursos nos cofres públicos, tendo deixado a população sem assistência básica, com 13º e salários dos servidores públicos atrasados, com UBSs e Restaurante Popular fechados, creches e escolas sem funcionar e sem manutenção, ruas esburacadas, hospitais em ruínas.

“Segundo a evolução das receitas dos royalties e participação especial de 2017 a 2021, do município de Campos dos Goytacazes (RJ), em valores reais atualizados pelo INPC”, explica o economista, “depreende-se, todavia, que em 2017, o primeiro ano de gestão do prefeito Rafael Diniz, elas foram maiores do que as receitas do petróleo do primeiro ano da administração do prefeito Wladimir Garotinho”, disse em seu blog.

O que é pior: o economista segue comparando e lembra que as “aludidas receitas só começaram a ter inclinação negativa, a partir do exercício fiscal de 2019, aprofundando sua queda em 2020 por conta da pandemia do Covid-19”. Ou seja: o ex-prefeito Rafael Diniz, com 4 anos de mandato, teve 2 anos regulares de receitas, registrando declínio severo apenas em seu último ano.

Em contrapartida, com menos recursos em seu primeiro ano, 2021, Wladimir quitou 15 folhas em 12 meses de arrecadação, saldando as dívidas com servidores deixadas por seu antecessor e mantendo o pagamento dos servidores em dia.

Enquanto um prefeito, Rafael, com mais dinheiro, encerrou serviços e fechou equipamentos, outro prefeito, Wladimir Garotinho, com menos receitas, avançou: iniciou as obras do Novo HGG, lançou 4 Mutirões da Saúde, abriu a Clínica da Criança, comprou 2 tomógrafos novos para o Ferreira Machado e Hospital São José.

O governo de Wladimir lançou o Cartão Campos Goitacá de inclusão social e transferência de renda, tem batido recordes na formalização de mão de obra e na abertura de novas empresas, fez até agora 500 quilômetros de estradas para o produtor rural.

1 Comentário

Comentar

Campos Obrigatórios. *