ZAP HOME - VERMELHO

EDITORAL: Vereador citado em denúncia por suspeita de fraude no transporte quer censurar a imprensa


  • Opinião dos Jornalistas
  • 09 de Agosto de 2022 | 19h47
 Foto: Arquivo/NF Notícias
Foto: Arquivo/NF Notícias

A imprensa sempre caminhou ao lado da democracia e em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. Mas, a cada ano que passa o exercício da profissão e a missão de informar as pessoas se tornou um ato de coragem. A censura a jornalistas foi considerada a principal forma de violência contra a liberdade de imprensa em 2021. Ao todo, foram identificados 140 casos ao longo do ano, representando 32,56% dos ataques à imprensa no período em questão. O dado foi revelado em uma edição do Relatório da Violência Contra Jornalistas, levantado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

O NF Notícias, desde sua fundação, em 2016, segue os padrões do bom jornalismo com respeito, ética e o direito de resposta e sempre com checagem de informações antes de serem publicadas. 

Neste contexto o NF faz cobertura política de relevância local, estadual e nacional. Seja na sessão da Câmara, em pautas na Alerj, na Câmara Federal ou no Planalto. O mais importante é o fato, e este sim, deve ser apresentado de forma clara e imparcial a população.

No entanto, a cobertura das sessões da Câmara de Campos e de escândalos envolvendo alguns vereadores campistas nos últimos meses têm causado um certo mal-estar em parte do Legislativo. Em algumas sessões no início do ano um jornalista durante exercício da profissão e o editor chefe do NF Notícias foram ofendidos na plenária por um vereador eleito pelo povo. Acusações diversas e sem fundamento. Mas, não conseguiram nos calar. Seguimos. 

No último mês o NF fez a cobertura de denúncias de suspeita de fraude no transporte escolar estadual, onde dois vereadores, Maicon Cruz e Marquinho do Transporte, foram citados. A reportagem foi produzida após o NF receber uma denúncia de que a licitação beneficiou pessoas ligadas a esses vereadores. A Corregedoria da Secretaria de Educação suspendeu a licitação.

A época da publicação da reportagem o NF colocou uma nota do vereador Maicon Cruz que afirmou desconhecer o fato. Já Marquinho do Transporte não retornou os nossos contatos.

Na semana passada, publicamos diversas reportagens sobre envolvimentos de parlamentares, assessores e familiares de vereadores na Farra do Ceperj. Novamente Maicon Cruz foi citado, além dele, Raphael Thuin, Fred Machado, Marquinhos Bacellar, Luciano Rio Lu e Igor Pereira. 

Na sessão desta terça-feira, (9), Maicon Cruz usou a tribuna para ameaçar o jornalismo do NF. “Estou movendo uma ação contra o veículo de comunicação”, afirmou.

Ressaltamos que o NF trabalha com fatos, informação e imparcialidade e não tem lado políticos. Qualquer tentativa de tentar calar e censurar o NF Notícias será combatida com sempre com a nossa essência, que é o bom jornalismo.

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *