Existem diversas ferramentas atualmente que podem colaborar para os nossos negócios, muitas delas gratuitas e bem relevantes, como é o caso do Trello, um software de gestão de projetos/tarefas que pode ser utilizado tanto para os projetos corporativos quanto para a organização de eventos pessoais.
O sistema é inspirado no KANBAN que, de maneira colaborativa, sinaliza a evolução das ações definidas em um projeto. A interface é muito intuitiva e não requer conhecimentos aprofundados em gestão para utilizá-lo. O Trello é uma ferramenta que permite trabalhar com mais colaboração e ter mais produtividade. Isso é feito a partir de quadros, listas, cartões que você pode organizar de acordo com: urgência, formato, cores ou da forma que preferir.
O primeiro passo para usar o Trello é realizar o cadastro no site (trello.com). Crie a sua conta e escolha o melhor modelo da plataforma que se relacione ao seu negócio. São várias categorias disponíveis: design, moda, educação, engenharia, marketing e outras.
Para visualização e organização de tarefas diárias, sua interface colorida e intuitiva é uma ótima opção. A ferramenta permite: arrastar itens da lista (“cartões”) em um quadro Kanban virtual, enviar lembretes, fazer comentários, utilizar marcadores e outros recursos.
Ao abrir um cartão, é possível adicionar comentários, carregar anexos, criar checklists, adicionar etiquetas e prazos. Não há limite de pessoas que podem acessar um projeto. Todos veem o mesmo quadro e a visão geral simultaneamente.
Outra questão interessante é que o Trello opera em tempo real. Quando alguém move um cartão, ele se move imediatamente no quadro dos demais participantes do projeto, em qualquer dispositivo. A guia pode ficar aberta o dia inteiro, não é preciso atualizar.
Quando há novidades no projeto, os usuários recebem notificações onde quer que estejam: dentro do aplicativo, por e-mail, na área de trabalho pelo navegador ou notificações push no celular. Todas ficam sincronizadas em qualquer um dos dispositivos.
Esta é uma daquelas ferramentas que, depois que entra na rotina da empresa, pensamos: como conseguimos viver tanto tempo sem ela?
Comece agora! Qualquer dúvida, faça os comentários aqui ou me chame pelo Instagram: @rodrigo.a.lira
Fontes: Rockcontent e Digilandia
Seja o Primeiro a Comentar
Comentar