KOMEDI
SICOOB 2
SICOOB
EXPOBARRA 2024

Violência Psicológica no relacionamento, como prevenir?


  • Papo de Psicólogo
  • 04 de Agosto de 2022 | 16h25
 Reprodução
Reprodução

Agosto Lilás

O mês de agosto se inicia em todo o país com diversas ações de conscientização de combate a qualquer tipo de violência contra a mulher. Diversas organizações públicas/privadas e instituições que compõem uma rede de apoio a mulheres em situação de violência, intensificam a divulgação da Lei Maria da Penha, com o objetivo de informar e conscientizar a sociedade sobre a importância de juntos combatermos a violência contra a mulher. Essas ações, tem o objetivo de orientar como buscar ajuda, seus direitos e os serviços especializados da rede de atendimento.

Este mês foi escolhido, por também se tratar do mês de aniversário da Lei Maria da Penha (lei nº 11.340/06) que neste ano comemora seus 16 anos. A lei menciona cinco formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, quais sejam: violência física, violência patrimonial, violência moral, violência sexual e violência psicológica.

Nesta postagem falaremos sobre a violência psicológica e como poderemos preveni-la.

De acordo com a lei Maria da Penha a violência psicológica é: “entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação.”

Como mencionado na lei, a violência psicológica está relacionada ao sentimento de mal estar, angústia, situações de humilhação, ofensas, atitudes que nos privam da liberdade escolha, desconstruindo a nossa autenticidade.

Compreender o que é a violência psicológica, é uma atitude de prevenção, pois só podemos mudar uma situação que nos adoece quando sabemos o que está acontecendo.

 O autoconhecimento também é um forte aliado para a prevenção da violência psicológica. Perceber com qual frequência os momentos juntos estão sendo desagradáveis, estressantes e angustiantes, nos auxilia a entender qual atitude do outro nos proporciona sofrimento psíquico.

A Organização Mundial da Saúde 1998), menciona que a violência psicológica ocorre através das ofensas verbais de forma repetida, reclusão ou privação de recursos materiais, financeiros ou pessoais.

A violência psicológica muitas vezes se torna sútil e de difícil percepção para ambos (agressor e vitima), por isso, caso não esteja se sentindo bem ou algo não está fazendo sentido no seu relacionamento, te trazendo mal estar... Busque ajuda de um profissional!

O relacionamento saudável nos transforma em pessoas melhores e nos proporciona sentimentos bons.

Um abraço, até a próxima postagem.

Alexandre Sá

Psicólogo

CRP 05/58383

Referências:

https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/95552/lei-maria-da-penha-lei-11340-06

SciELO - Brasil - Violência silenciosa: violência psicológica como condição da violência física doméstica Violência silenciosa: violência psicológica como condição da violência física doméstica

Postura e intervenções do gestalt-terapeuta frente à violência psicológica contra a mulher por parceiro íntimo (bvsalud.org)

 

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *