Nesta quarta-feira, dia 20 de julho no Brasil, foi comemorado o dia do amigo. Já pela ONU, este dia é lembrado no dia 30 de julho. A decisão foi proclamada durante uma assembleia geral da organização em 2011, com o objetivo de que a amizade entre povos, culturas e indivíduos possa inspirar esforços pela paz.
De fato, uma boa amizade tem a capacidade de nos ajudar nas soluções de conflitos e nos proporcionar bem estar. Os nossos amigos nos acompanham durante toda nossa trajetória de vida, de diferentes maneiras e em diversas fases.
Amizade é um relacionamento construído que envolve aspectos como: companheirismo, ajuda (material, emocional e social), confiança, autorrevelação, respeito, lealdade, etc. Na infância, a amizade está pautada por brincadeiras, companheirismo, diversão e afeto. Na adolescência, é somada pela lealdade, confiança, proximidade e autorrevelação. Já no início da vida adulta, se torna funcional, auxiliando o indivíduo no seu desenvolvimento, na adaptação das novas tarefas, desafios das relações interpessoais e no amadurecimento da vida adulta. Cabe salientar, que é natural que na fase adulta a quantidade de amigos diminuir, pois o trabalho, a família, os filhos e o relacionamento, também necessitam de dedicação. Em algumas situações é nessa fase que a amizade assume um papel importante, por vezes complementando a ausência de laços familiares fortes.
Saber identificar os verdadeiros amigos e construir uma relação sadia, é algo muito importante para nossa saúde mental, pois uma boa amizade facilita a tolerância a medos e ansiedades, ajudam a suportar situações estressantes e proporcionam senso de identificação e exclusividade.
Como mencionado no título a expressão “de milhões”, que representa algo muito bom, realmente é uma boa referência quando se trata de amigos. Os amigos são uma fonte de bem-estar social e psicológico, que nos acompanham por todas as fases de nossa vida.
Então, não se esqueça: busque sempre construir relações de amizades sadias.
Um grande abraço, até a próxima postagem.
Sérgio Alexandre Sá
Psicólogo
CRP 05/58383
Seja o Primeiro a Comentar
Comentar