ZAP HOME - VERMELHO

Quem é Bruno Dauaire e por que ele é o deputado mais atuante da região?


  • Opinião NF
  • 08 de Julho de 2022 | 07h09
 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Continuando a nossa série sobre figuras de destaque da nossa região, não podemos deixar de falar também do deputado estadual Bruno Dauaire. Em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), ele tem sido o parlamentar mais atuante do Norte Fluminense nesses últimos anos e vou explicar os motivos disso.

E, antes de continuar, vou relembrar rapidamente de Rodrigo Bacellar. O campista, claro, tem ganhado bastante destaque no cenário da política estadual. Mas, como escrevemos nas últimas semanas, essa ascensão foi patrocinada por uma injeção sem precedentes de poder e recursos com sua nomeação para a poderosa secretaria estadual de Governo após Bacellar ter sido relator do processo de impeachment do governador Wilson Witzel, que levou o então vice, Cláudio Castro, ao Palácio Guanabara.

Dito isto, voltamos a Bruno, que foi eleito pela primeira vez em 2014, com 29 anos, e estava no front da Alerj para enfrentar a maior crise financeira da história do Rio de Janeiro, entre 2016 e 2017, sempre na oposição ao então governador Luiz Fernando Pezão. 

Também em 2017, a Assembleia foi sacudida pela operação Cadeia Velha, que levou à prisão o então presidente, Jorge Picciani, o ex-presidente, Paulo Melo, e o deputado Edson Albertassi. Além disso, no ano seguinte, outros seis parlamentares também foram alvos da operação Furna da Onça. Em meio a todo esse caos, que também levou para de trás das grades Pezão e o ex-governador Sérgio Cabral, Bruno Dauaire se destacou pela postura e honestidade.

Se tem uma coisa que o estado do Rio de Janeiro mostrou nos últimos anos é de que os problemas são muito sérios e precisam de pessoas preparadas para resolvê-los. Não são para amadores e nem para falsos profetas mágicos que prometem soluções fáceis, rápidas e mentirosas.

Bruno tem o perfil certo que o estado do Rio de Janeiro precisa e, principalmente, nós do interior precisamos. Ponderado, equilibrado e sempre em busca do diálogo. Não existe nenhuma solução política sem diálogo e esta é uma das principais características do deputado, que tem importantes bandeiras e realizações.

Amigo pessoal do prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, Dauaire tem atuado pelo município desde o início do mandato, mas esta parceria foi ampliada e estreitada a partir de 2021. O papel do deputado não é tomar o lugar do prefeito ou governador, mas atuar com responsabilidade como uma ponte. E, neste contexto, Bruno sempre teve trabalho importante nas parcerias entre Estado e prefeitura em importantes investimentos, como na reforma do Hospital Geral de Guarus e as urbanizações do Parque Saraiva e da Vila dos Pescadores, no Farol de São Thomé, por exemplo.

Ainda em São João da Barra, mesmo com as dificuldades de diálogo com a prefeitura, também tem somado forças para a conclusão da Ponte da Integração e oficiou o governo para outras obras, como da urbanização da entrada da cidade, no bairro de Fátima, e do ginásio.

Ocupou a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos no início do ano passado e, em seis meses, reabriu o Restaurante Popular de Campos – também em parceria com Wladimir – e de Duque de Caxias, além de ter distribuído mais de 2,5 milhões de refeições para a população carente pelo programa RJ Alimenta no auge da pandemia e também foi responsável por colocar na prática o SuperaRJ, o benefício de distribuição de renda para população em vulnerabilidade social.

Para fechar, também não tem como falar da área da segurança pública, um dos problemas crônicos do estado. Dauaire ajudou a aprovar o projeto que convoca os concursados da Polícia Militar de 2014 e também apresentou a lei que reconhece os agentes do Degase como integrantes da área da segurança. E, ainda, ajudou a trazer de volta policiais daqui que estavam há anos atuando na capital para reforçar os batalhões do interior.

Não é só pelas realizações, não é só pelo perfil e nem só pela história. Bruno Dauaire é o mais atuante da região porque é o deputado mais completo do Norte Fluminense.

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *