Google News
ANJ LIBERDADE DE IMPRENSA

Como lidamos com as emoções do namoro para construção de uma relação saudável?


  • Papo de Psicólogo
  • 09 de Junho de 2022 | 11h11
 Reprodução
Reprodução

No dia 12 de junho, é comemorado o dia dos namorados. No Brasil, esta data foi escolhida por ser véspera do dia de Santo Antônio, um santo português conhecido por ser um santo casamenteiro. Neste dia, os casais buscam comemorar a união trocando presentes e construindo um momento agradável juntos, com uma boa comida, um ambiente romântico e uma música do gosto do casal, um momento especial que aflora os bons sentimentos e as boas emoções.

Porém, não é só de comemorações que se constrói uma relação amorosa e saudável, mas, das dificuldades e da maneira que cada um consegue lidar com as emoções negativas de forma madura.

A etimologia da palavra emoção mostra que ela tem origem latim, através da palavra ex movere, que quer dizer: “mover para fora” ou “afastar-se”. Sendo assim, as emoções são reflexos naturais perante as situações externas que ocorrem com o indivíduo. Os momentos da nossa vida, podem nos gerar emoções positivas ou negativas, dependendo da circunstância.

Segundo Nunes-Valente, M, & Monteiro, A.P (2016) na Revista eletrônica de Educação e Psicologia: “A emoção trata-se de um mecanismo que influencia diferentes processos como a motivação, o desempenho, a resolução de conflitos, a tomada de decisão e a eficácia profissional. Contribuem positivamente para o estabelecimento e manutenção das relações interpessoais, através da sua identificação e compreensão em si e nos outros, e são indispensáveis à sobrevivência do ser humano e ao equilíbrio psíquico e físico.”

As emoções negativas, podem provocar sentimentos de angustia, medo, rancor, podendo dificultar o diálogo pacífico entre o casal, sendo capaz de provocar desconfiança, limitar a comunicação e ignorar os interesses conjugal. Já as emoções positivas, favorecem a comunicação no relacionamento e ajuda na criação de possibilidades para solução de conflitos. As emoções estarão sempre presentes em seu relacionamento e muitas vezes definirão suas ações e reações.

Compreender as nossas próprias emoções nos capacita a aprender a lidar com elas de maneira madura. Primeiro, buscamos entender o porquê a situação provocou tal emoção em nós mesmos e após identificar podemos através do diálogo pontuar para o outro, que determinada situação provocou uma emoção negativa para si. Nesse momento, a empatia e a escuta são fundamentais para a compreensão do que provocou emoções negativas, sempre nos recordando que somos pessoas singulares. Cabe ressaltar, que as situações que nos provocam emoções negativas, não são as mesmas situações que provocam emoções negativas em outras pessoas.

Identificar e aprender a lidar com as emoções negativas também nos qualifica a compreender o que nos provoca emoções positivas. E, são essas emoções positivas que transformarão o seu relacionamento mais saudável.

A capacidade de compreender e lidar com as emoções, é uma aptidão importante a se desenvolver, pois, ninguém nasce sabendo agir com as emoções. Quanto mais saudável se for emocionalmente, mais seu relacionamento se tornará saudável.

Neste dia dos namorados provoque emoções positivas no seu companheiro e quando necessário cuide de suas emoções negativas.

Feliz dia dos Namorados!

Um grande abraço, até a próxima postagem.

Sérgio Alexandre Sá

Psicólogo

CRP 05/58383

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *