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A volta às aulas e os benefícios para o desenvolvimento psicossocial das crianças


  • Papo de Psicólogo
  • 19 de Fevereiro de 2022 | 07h13
 Reprodução
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O retorno das aulas presenciais atualmente tornou-se algo muito esperado pelos pais, pelos responsáveis e pelas crianças, devido ao período pandêmico. Para muitos está sendo o início de mais uma fase importante que foi por muito tempo prorrogada.

O primeiro dia de aula, que geralmente começa na fase pré-operatória (2 á 7 anos de idade), período em que os pequenos começam a se perguntar, o porquê, para quê, de fenômenos que acontecem em seu contexto, é uma nova etapa fundamental para todo o desenvolvimento psicossocial do indivíduo. Para alguns pais e responsáveis, um momento angustiante, para as crianças um novo ciclo de vida muito importante.

É no ambiente escolar que a criança se socializa, se integra na sociedade por meio da educação. A criança chega à escola levando consigo aspectos próprios e vivências familiares, entretanto é o ambiente escolar que construirá uma peça essencial para seu desenvolvimento.

O colégio atua na transmissão do saber cientifico organizado, auxiliando em todos os aspectos relativos aos processos de socialização e individualização da criança, aspectos da construção de parte da sua identidade, do ser e pertencer ao mundo, adquirindo os princípios éticos e morais que permeiam a sociedade. Na escola, depositam-se as expectativas, as dúvidas, as inseguranças em relação ao futuro e as descobertas das suas próprias potencialidades.

Um dos propósitos mais importantes no processo de socialização que ocorre no período escolar está no que as crianças consideram correto em seu meio e o que se julga incorreto, ou seja, que ela compreenda um nível de valor moral que norteia sua sociedade e se comportem de acordo com ele.  A maneira pela qual as crianças interagem com as regras, com a justiça e a moral, varia no decorrer do processo de desenvolvimento. O desenvolvimento moral, é global de acordo com a cultura, os princípios morais básicos surgem das experiencias de convivências sociais e tem como elemento básico uma motivação baseada na aceitação, na competência, no amor próprio ou na realização pessoal.

Sendo assim, o início das aulas vai constituir para a criança aspectos socias importantes no seu desenvolvimento. Questões não construídas de forma correta podem gerar angústias de origem existencial e acompanhar uma pessoa durante toda sua vida.

Então, lembre-se: o ambiente escolar constrói indivíduos críticos, socializados, com a concepção plena daquilo que é importante ser, enquanto individuo e daquilo que o mundo espera de si, enquanto seres humanos éticos, fazendo parte do espaço em que está inserido.

Convido você, amigo(a) leitor, a me acompanhar.

Assim crescemos juntos(as). E, aqui a nossa gratidão!

Um abraço, até a próxima postagem.

 

Sérgio Alexandre Sá

Psicólogo

CRP 05/58383

@psisergioalexandresa

 

Referências:

 

https://revistas.pucsp.br/psicoeduca/article/view/30824

 

https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0351.pdf

 

https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA18_ID7935_02102019170655.pdf

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