ZAP HOME

Campos está no buraco... Feito pela Águas do Paraíba


  • Opinião NF
  • 29 de Outubro de 2021 | 16h18
 Foto: Arquivo/NF Notícias
Foto: Arquivo/NF Notícias
 Foto: Arquivo/NF Notícias
Foto: Arquivo/NF Notícias
 Foto: Arquivo/NF Notícias
Foto: Arquivo/NF Notícias

Se Campos está no buraco boa parte dessa culpa é da Águas do Paraíba. E não estou nem falando do serviço de água e esgoto, mas da buracada que a concessionária faz para manutenção da sua rede. Quem dirige em Campos sabe do que estou falando. O asfalto da cidade já não é um primor e quando os funcionários da empresa precisam abrir uma rua para qualquer eventualidade, a reposição é sempre de péssima qualidade. O resultado é a multiplicação dos “calombos” e crateras. E o ônus desse problema vai todo para a prefeitura. Afinal de contas, é dela que a população cobra – com razão – por melhorias no pavimento. Até por isso, o município também deve fiscalizar e exigir melhorias por parte da concessionária.

Por outro lado, temos que reconhecer o trabalho de tapa-buraco que vem sendo executado pela prefeitura desde o início do ano. Através de parceria com o Governo do Estado e de recursos de emendas parlamentares, o prefeito Wladimir Garotinho tem conseguido fazer andar a manutenção viária do município, abandonada nos últimos anos. E não é só um tapa-buraco. Mesmo quem é leigo pode perceber a diferença. O melhor exemplo que temos vem da BR 101. Sofremos vários anos com uma rodovia perigosa e esburacada que causou a morte de várias pessoas. Com a concessão, a empresa que administra a pista realiza manutenção constante. E quando algum buraco aparece, ela corta um pedaço inteiro e refaz o trecho.

Qualidade na manutenção

Apenas jogar asfalto por cima pode ser mais rápido e barato momentaneamente, mas o buraco vai voltar a aparecer rapidamente e o custo da manutenção acaba sendo mais caro com o tempo. Bem, imagino que uma grande empresa privada como a Arteris não vá jogar dinheiro fora e a opção por esse tipo de reparo parece ser a mais inteligente. E este tipo de cuidado tem sido visto pelas empreiteiras que foram contratadas pela prefeitura para a operação tapa-buraco. É um cuidado importante com as vias e com o dinheiro público.

 

Presidente da Alerj em Campos

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) André Ceciliano (PT) veio para Campos na quinta-feira (28), onde fica até essa sexta (29) para apresentar aos prefeitos da região o Fundo Soberano. É uma espécie de reserva dos recursos excedentes de royalties do petróleo para promover o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro. O evento, com chancela da Alerj, aconteceu no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Além do tema, que é importante, as eleições de 2022 também esteve nas tratativas de Ceciliano na visita ao Norte Fluminense.

Futuro fora da Alerj

Considerado como homem forte no Rio de Janeiro da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Alerj também é próximo do governador Cláudio Castro, mas disse que vai seguir a orientação de seu partido nas eleições estaduais. Atualmente, a direção do PT costura uma composição com o deputado federal Marcelo Freixo (PSB). O nome de Ceciliano tem sido ventilado como possível concorrente ao Senado, mas ele não descartou disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados. O que parece certo é que seu futuro não deverá ser mais na Alerj.

 

Conversas com Bacellar, Caio e Wladimir

Ainda em Campos, Ceciliano, que tem fama de bom articulador, foi acompanhado pelo secretário estadual de Governo e deputado estadual licenciado Rodrigo Bacellar. Depois de encontrar empresários locais na CDL, o presidente da Alerj também se encontrou com o prefeito Wladimir Garotinho e ainda jantou com Caio Vianna, atualmente secretário municipal de Ciência e Tecnologia de Niterói e segundo colocado nas últimas eleições municipais.

 

Destaque na Câmara

A Câmara de Campos passou por uma grande renovação em 2020 e uma das novas caras que têm se destacado mais é a de León Gomes. Vereador de primeiro mandato, tem uma atuação firme e conciliadora ao mesmo tempo. É um perfil que busca a união no Legislativo. Em tempos de tanta confusão, uma voz de serenidade é importante.

Por: Cleyton Lacerda

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *