A pandemia de Covid-19 e suas consequências econômicas chamaram a atenção do mundo para a importância da rede de proteção social, principalmente para os mais necessitados. Neste contexto, o Governo Federal criou o auxílio emergencial e o Governo do Estado implantou o Supera RJ, que são programas de transferência de renda. Campos já vinha enfrentando uma grave crise financeira e que também foi ampliada por causa do coronavírus. No entanto, com a melhora dos indicadores, o prefeito Wladimir Garotinho anunciou, nesta semana, a criação de três programas sociais municipais: Mãe Coruja, Cartão Goitacá e Acolhe Campos.
O primeiro prevê a oferta de 200 enxovais por mês para recém-nascidos, filhos de mães em situação de vulnerabilidade. Já o Cartão Goitacá, nos mesmos moldes dos projetos federal e estadual, também irá transferir R$ 200 para famílias em situação de extrema pobreza. Todos são importantíssimos, mas o terceiro, o Acolhe Campos, foi o que mais me chamou a atenção. O programa vai propor às concessionárias de serviços públicos que destinem até 5% de suas vagas de emprego a pessoas em situação de rua, oriundas de cadastros realizados pela equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social.
Com o Acolhe Campos, Wladimir dá um passo à frente nos programas sociais. É muito importante acolher emergencialmente quem mais precisa, mas é fundamental proporcionar a dignidade e independência plena a essas pessoas com a oferta de qualificação e emprego. Desta forma, quem se encontra em vulnerabilidade terá condições de melhorar sua condição e ter autonomia.
Enfim, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou, na quarta-feira (29), por unanimidade, a proposta do Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) da Prefeitura de Campos que vai permitir que o município utilize os royalties do petróleo para pagamento dos servidores. As ações implantadas por Wladimir para reduzir custos e aumentar a arrecadação própria desde o início do ano contribuíram para a decisão. Pelo documento, em 2021, o município poderá utilizar 100% de parte dos royalties permitidos. Em 2022, 75%; em 2023, 50% e, em 2024, não poderia utilizar mais os royalties para pagamento dos servidores.
O secretário estadual de Governo Rodrigo Bacellar, publicou nas suas redes sociais nesta quinta-feira (30), que foi iniciada uma licitação visando adquirir cerca de 400 viaturas para o programa Segurança Presente, que será feito em Campos dos Goytacazes e mais três novas cidades. O programa está em vigor no Rio, e o anúncio da expansão do sistema para o interior, mais precisamente em Campos, foi feito no dia 2 de agosto. A Operação Segurança Presente é um modelo de policiamento de proximidade que complementa a atuação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Com o objetivo de promover ações de segurança pública, cidadania e atendimento social.
Em mais uma repercussão sobre as infelizes declarações do secretário estadual de Governo Rodrigo Bacellar sobre a primeira-dama de Campos Tassiana Oliveira, também na quarta, foi a vez da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) se manifestar e emitir uma nota de repúdio. No texto, a presidente da comissão, deputada Enfermeira Rejane, classificou a declaração de Bacellar como “machista, misógina e intolerável”. Bacellar, que é deputado estadual licenciado, atacou a honra de Tassiana ao insinuar casos extraconjugais para responder a uma provocação de Wladimir nas redes sociais.
Um grupo de 10 vereadores da oposição protocolou no Ministério Público um pedido para abertura de uma ação para suspender definitivamente a cobrança do IPTU retroativo, proposto pela prefeitura. No entanto, especialistas no Direito dizem que o movimento não teria como prosperar porque caberia a cada um que se sentir lesado, individualmente, questionar a decisão na Justiça. Estiveram no MP os parlamentares Raphael Thuin, Igor Pereira, Bruno Vianna, Rogério Matoso, Marquinho Bacellar, Nildo Cardoso, Fred Machado, Abud Neme, Anderson de Mattos e Helinho Nahim.
Desde Niterói, onde é secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Caio Vianna continua suas articulações de olho nas eleições de 2022. Nesta quinta-feira (30), o pedetista se encontrou com os vereadores campistas Maicon Cruz, Thiago Rangel, Marquinho do Transporte e Rio Lu. Os dois primeiros foram eleitos com apoio do prefeito Wladimir Garotinho, enquanto os dois últimos, também do PDT, decidiram embarcar na base governista. Crítico de Wladimir, Caio é um nome natural para concorrer novamente a deputado federal no ano que vem.
Campos ficou com a vaga de diretor de políticas públicas e projetos no Conselho Estadual de Juventude (Forjuve), representado por Lucas Barreto, que ocupa o posto de gerente local. A eleição aconteceu na Câmara de Arraial do Cabo, contou com a presença de representantes de 50 cidades do estado do Rio de Janeiro e foi acompanhada pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude.
Por: Cleyton Lacerda
Seja o Primeiro a Comentar
Comentar