Opinião NF

Opinião NF

20 de Agosto de 2021 | 07h00 - Atualizado em 20/08/2021 07h58

Onde está Marcão Gomes?


Na esteira da onda que elegeu o ex-prefeito Rafael Diniz (Cidadania) em 2016, um dos seus principais aliados, o então vereador Marcão Gomes (PL), foi reeleito com a maior votação daquele pleito, com 5.552 confirmações nas urnas. Logo, foi alçado à presidência do Legislativo goitacá e, dois anos depois, em 2018, lançou sua candidatura à Câmara dos Deputados. Mesmo com o desgaste do governo, Marcão mostrou habilidade para formar um amplo grupo de apoio em Campos e na região. Conseguiu reunir até mesmo dissidentes do grupo garotista. Recebeu 40.901 votos – mais do que Wladimir Garotinho, que teve 39.398 –, porém, ao contrário do adversário, acabou não eleito por conta da coligação partidária. 

Mesmo assim, Marcão Gomes ficou na primeira suplência do PL e chegou a assumir uma cadeira em Brasília no ano passado, enquanto Altineu Côrtes foi abrigado na Secretaria Estadual do Ambiente no Rio de Janeiro. No entanto, você sabe o que o político campista fez pela nossa cidade durante a estadia na capital federal? Essa não é uma tarefa fácil. De acordo com o site da Câmara dos Deputados, Marcão apresentou apenas dois projetos de lei de sua autoria – um foi considerado inconstitucional – e sete emendas ao projeto de lei que regulamenta a suspensão dos contratos de trabalhadores durante a pandemia. Destes, somente um foi aprovado.

É verdade que Marcão perdeu a vaga na Câmara e retornou à suplência, mas ainda assim, é comum que políticos utilizem do prestígio que possuem dentro de seus partidos e das relações feitas durante o período em Brasília para continuar ajudando suas regiões com articulações e buscar por emendas parlamentares. Porém, é difícil encontrar na ficha do ex-vereador o que foi feito por Campos a não ser artigos de opinião. Com isso, Marcão vem perdendo prestígio e apoio de correligionários e dos eleitores. E esse apagão pode custar caro, não só para a próxima eleição federal, mas também em uma eventual tentativa de retornar à Câmara de Vereadores. 

Habilidade de Wladimir

Por outro lado, Wladimir Garotinho tem mostrado que utilizou muito bem os dois anos que exerceu o mandato deputado federal. Além de recursos de emendas próprias, o atual prefeito de Campos tem sido bastante habilidoso nas negociações por recursos federais em um momento de grave crise financeira do município. Mais uma prova disso aconteceu nesta semana, quando Wladimir esteve no Rio de Janeiro em agendas com a secretaria estadual de Saúde e de Desenvolvimento Econômico. Na pauta, a liberação das verbas para reforma total do Hospital Geral de Guarus (HGG) e da desburocratização para abertura de novas empresas. 

Obras na BR 101 e BR 356

 

Além disso, o prefeito voo para a capital federal, onde se encontrou com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e entregou os projetos para duplicação dos trechos urbanos da BR 101 e BR 356, uma das demandas mais urgentes para desafogar o trânsito no município. Em visita à região em fevereiro, quando inaugurou a obra do trecho urbano da BR 356 em Itaperuna, o ministro prometeu receber Wladimir em Brasília e destravar os projetos nas rodovias mais importantes do Norte Fluminense.

 

 

 

Pré-candidato em São Francisco?

 

Por falar em Norte Fluminense, no tabuleiro político da região tem outro nome se colocando como pré-candidato a deputado estadual. O ex-prefeito Frederico Barbosa Lemos – esposo da atual prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara – tem rodado outras cidades e conversado com padrinhos políticos, como o senador Romário. Aliás, o “baixinho” destinou R$ 5 milhões em emendas parlamentares ao município, que foram agradecidas nas redes sociais por Frederico. A observar os próximos passos.

 

Por: Cleyton Lacerda


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.

Quem Sou

Cleyton Lacerda


Arquivo