ANJ X UNESCO
Google News

Infarto agudo do miocárdio lidera causa de mortes em Campos e saúde foca na prevenção

foi estabelecido que o município passará a atuar de forma direcionada nas principais localidades onde há maior incidência desses eventos


  • Geral
  • 01 de Novembro de 2025 | 12h51 | Por: Catarine Barreto
 Foto: Igor Azeredo / Divulgação
Foto: Igor Azeredo / Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Campos realizou, na quinta-feira (30), uma reunião estratégica para definir novas ações de enfrentamento à mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), com foco especial nas causas relacionadas a eventos cardiovasculares e cerebrovasculares, entre elas, o infarto agudo do miocárdio, que segue como a principal causa isolada de óbito no município.

Durante o encontro, foi estabelecido que o município passará a atuar de forma direcionada nas principais localidades onde há maior incidência desses eventos, em uma ação integrada entre a Vigilância em Saúde e a Atenção Primária à Saúde. O objetivo é intervir preventivamente, fortalecendo o acompanhamento e o cuidado com os pacientes de risco.

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Rodrigo Carneiro, a iniciativa representa um passo importante na mudança do foco assistencial.

“O que mais chama atenção são os óbitos secundários a doenças cerebrovasculares e cardiovasculares, principalmente o infarto agudo do miocárdio. O programa SOS Coração tem sido fundamental para salvar vidas nesses casos, mas agora precisamos avançar na prevenção e reduzir o risco de o paciente chegar a ter um infarto”, destacou.

Rodrigo explicou que os indicadores de saúde do município ajudam a identificar os locais onde os eventos ocorrem com maior frequência.

“Essas informações nos permitem direcionar melhor as ações. Já definimos que as localidades com maior ocorrência desses eventos serão priorizadas nas intervenções conjuntas entre a Vigilância em Saúde e as equipes da Atenção Primária à Saúde. A ideia é atuar diretamente nesses territórios, fortalecendo a prevenção e o cuidado contínuo”, completou.

O subsecretário também adiantou que está sendo planejada uma capacitação voltada para médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde, com o objetivo de aprimorar o manejo clínico e o acompanhamento dos pacientes com fatores de risco.

“Até o fim do ano, teremos definidos os principais locais que receberão essa intervenção ativa. Nossa meta é diminuir os eventos cardiovasculares entre a população e, consequentemente, reduzir a mortalidade por essas doenças”, finalizou.

A reunião contou ainda com a participação do cardiologista intervencionista do programa SOS Coração, Halim Abdu Neme Makhluf; da diretora de Atenção Primária à Saúde, Kathelyn Cordeiro; da coordenadora das DANTs, Rossana Espinoza; da enfermeira do programa Hiperdia, Karoline Barros; e da nutricionista do Hiperdia, Giovana Pires.

SOS CORAÇÃO – O projeto é uma parceria do município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o Governo do Estado. Mais de 581 vidas já foram salvas desde o lançamento do projeto em 2023. O pioneirismo do programa fez com que Campos conquistasse o 3º lugar na 4ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems RJ/ IdeiaSUS da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que aconteceu em abril do ano passado na sede da Fiocruz, na capital fluminense.

Fonte: Prefeitura de Campos

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *