KOMEDI

Dr. Buchaul (NOVO) é o entrevistado desta quarta-feira do NF Notícias

Buchaul falou suas propostas para os temas apresentados pela nossa equipe de reportagem


  • Política
  • 02 de Outubro de 2024 | 08h17 | Por: Lucas Arantes
 Foto: NF Notícias
Foto: NF Notícias

O candidato à Prefeitura de Campos dos Goytacazes (RJ), Dr. Buchaul (NOVO) é o entrevistado desta quarta-feira (2) do NF Notícias. Buchaul falou suas propostas para os temas apresentados pela nossa equipe de reportagem.

1 – Por que aceitar o desafio de ser prefeito de Campos?

Resposta: Ser candidato a prefeito de Campos é um desafio enorme. Mas, é algo que precisamos fazer, devemos participar do debate público. A minha missão é de trazer as propostas do Partido Novo, propostas baseadas em políticas que têm evidências, políticas que foram empregadas em outros lugares do Brasil com bons resultados. Hoje, Adriano Silva, que é o primeiro prefeito eleito pelo Novo, em Joinville, foi considerado o melhor prefeito do Brasil, tem a melhor aprovação e tem a cidade com o maior IDEB do país entre os municípios com mais de 80 mil habitantes. Então, nós temos trabalho para mostrar, temos resultados e já enfrentamos desafios grandes entregando resultado. O Adriano saiu de 0,8% nas intenções de voto nas pesquisas em agosto do ano que ele disputou as eleições, para vencer o pleito. Temos um bom exemplo a seguir.

2 – Saúde: Sabemos dos grandes desafios que envolve a saúde pública pelo grande volume de atendimentos. Para você o que precisa ser feito para melhorar a Saúde em Campos?

Resposta: A Saúde de Campos precisa ampliar o alcance na atenção básica. A atenção básica de Campos alcança apenas 42% da população e isso gera problemas como aumento na internação. Temos mais pessoas internadas, que não conseguiram atendimento no “postinho de saúde”. Iremos ampliar a Saúde da Família, ampliar a atenção básica, ampliar a vacinação, que hoje só atende 48% da população. Mais uma vez usando Joinville como exemplo, lá, a atenção primária atende 100% da população. Precisamos estruturar uma rede de emergência e urgência eficaz e rápida e contratar os hospitais privados para acabar com a fila das cirurgias e exames. Isso vai criar um fluxo que vai permitir a população não enfrentar filas e não ter o quadro de saúde agravado.

3 – Transporte Público: é um dos serviços que mais recebem críticas da população, seja pela falta de oferta de veículos, irregularidades nos horários e linhas que deixaram de existir. Como reverter o atual cenário?

Resposta: Iremos trazer um sistema de BRS, com estações em cada localidade, como exemplo, vou citar a Baixada Campista – de Goitacazes ao Farol – cada localidade terá uma estação do BRS, que vai receber a passagem antecipada... vai ter cadeiras, climatização, água, banheiros e segurança. Ali, o cidadão vai fazer o embarque com um ônibus maior e mais rápido, pois ele não terá tantas paradas e essas estações serão alimentadas por um transporte que atende a capilaridade da região. Dentro da cidade, iremos buscar também colocar bagageiros de bicicleta nos ônibus e oferecer um serviço diferenciado, tipo o “frescão” no Rio de Janeiro, para que a gente tire pessoas dos automóveis para os ônibus. A nossa ideia é integrar os modais – bicicleta, carro, moto, ônibus e pessoas caminhando parte do trajeto – e termos um serviço de ônibus rápido, eficaz e com preço justo.

4 – Educação: Em outros anos Campos apresentou notas muito ruins na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Na última avaliação, a cidade alcançou um índice histórico, em dados divulgados pelo governo. Como você avalia a educação de Campos?

Resposta: O IDEB de 5.4, de fato, foi o maior da história de Campos e isso é bom, mas, ainda sim é uma educação muito ruim. O IDEB ainda é muito baixo. Se olharmos aqui do lado em Miracema, a nota é 7.9. Mas, podem dizer que Miracema é um município muito pequeno, porém, eu uso novamente o exemplo de Joinville, que é uma cidade maior que Campos, com mais de 600 mil habitantes, orçamento público menor, entretanto, é a maior nota no IDEB entre as grandes cidades, tendo uma nota de 7.8. Temos muito para avançar em Campos para entregar a educação que o campista merece.

5 – Economia: Muito se fala que a prefeitura é hoje o maior empregador do município, como mudar essa realidade e atrair grandes empresas para geração de emprego e renda?

Resposta: Existe o Ranking de Competitividade dos Municípios, do Governo Federal e ele traz diversos indicadores que atestam a capacidade do município de competir pela atração do investimento. Campos está muito mal neste ranking, entre os 404 municípios participantes, Campos está na posição 246. Precisamos mudar, olhando para esse ranking, pegar cada um desses indicadores e trabalha-los, de forma tornar Campos mais atrativa para empresas de fora e ao mesmo tempo capaz de gerar e estimular os negócios aqui dentro. Um dos indicadores, por exemplo, é a taxa bruta de matriculas em ensino técnico, a de Campos não chega a 20%, nós não temos mão de obra técnica formada para atender essas empresas e aí elas acabam não vindo e os grandes empreendimentos que vem, contratam mão de obra de fora não sendo a oportunidade aos campistas.

6 – Trânsito: Outro tema muito polêmico, altos índices de acidentes, desordem e falta de fiscalização. O que precisa ser feito para mudar essa realidade?

Resposta: Precisamos aumentar a fiscalização e ordenar o trânsito. Campos está vivendo uma guerra urbana no trânsito. Os acidentes envolvendo motocicletas aumentaram 10% e isso gera impacto na saúde do município, que já tem filas para cirurgia e exames. Isso também interfere o ranking de competitividade, que falamos há pouco. No ranking de competitividade aparece um indicie que de morbidade nos transportes, isso afeta a competitividade e nós temos uma cidade com alto indicie de morbidade, são as pessoas que se acidentam e precisam de atendimento por conta dessa guerra urbana que Campos se tornou.

7 – Moradia: Ainda é possível observar muitas famílias vivendo em áreas de risco, às margens da BR-101, em Guarus, beira dos Rios Paraíba do Sul e Ururaí. Existe algum projeto para a retirada dessas famílias das áreas?

Resposta: Nós temos um projeto de habitação que está integrado a revitalização dos centros urbanos e das áreas degradadas dos centros urbanos – bairros mais centrais – ao invés de construir grandes conjuntos habitacionais isolados, nós vamos buscar esses bolsões vazios de espaço dentro das regiões mais centrais, construir conjuntos habitacionais menores dentro desses centros mais urbanizados, trazendo a população para perto dos equipamentos públicos e fazendo com que elas aproveitem oportunidades que  surgem, assim irão se descolar a pé em pequenas distâncias, estar mais próximas do comércio, das escolas, do trabalho  e serviços de saúde, evitando que precisem se deslocar por grandes distâncias, perdendo tempo.

8 – Agroturismo: Campos e suas belezas naturais, lagoas, cachoeiras, morro do itaoca e diversas fazendas históricas. Como incentivar e fortalecer o agro e o turismo nessas regiões?

Resposta: Campos tem um potencial enorme no Turismo. Especificamente no Agroturismo, eu vou citar o exemplo de Cantagalo (Região Serrana), que não fica perto de nada, mas lá tem um Eco resort com diárias altíssimas e está sempre ocupada, é difícil conseguir vaga e isso acontece, pois, aquele município tem atrativos para as pessoas. Campos tem atrativos naturais e precisa melhorar o acesso e precisa buscar esses empreendedores para que invistam aqui. Campos pode ter um resort de Ecoturismo, Campos pode ter pousadas rurais e podemos ter o turismo de experiencia rural que existe em outros lugares.

9 – Considerações finais.

Resposta: Eu quero dizer aos campistas que observem com cuidado as famílias dos candidatos, a história dos candidatos, as sombras por trás dos candidatos, olha isso com cuidado, o que o seu candidato já se envolveu no passado. Nós queremos entregar uma cidade próspera para você. Uma cidade livre. Uma cidade moderna. Uma cidade a altura do passado que Campos teve de uma cidade que foi a primeira a ter energia elétrica. A primeira a ter bonde elétrico. Campos foi a primeira a ter muita coisa e nós podemos de novo estar na vanguarda do país, nós queremos entregar para você uma cidade que seja a melhor do Brasil. Eu peço a você que vote Doutor Buchaul, vote 30 e escolha um candidato na nossa nominata de vereadores. Dia 06 de outubro, vote 30.

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *