Campanha site

Firjan recebe Secretário de Desenvolvimento de Campos

O projeto do novo distrito terá uma área de 280 mil metros quadrados da prefeitura


  • Geral
  • 13 de Maio de 2022 | 10h16
 Ascom
Ascom

Realizada nesta quarta-feira (11/05) na sede da Representação Regional, a reunião do Conselho da Firjan Norte Fluminense contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico de Campos, Felipe Knust, que voltou a defender a construção do novo distrito industrial em Travessão – projeto que, segundo ele, já cumpriu todos os requisitos legais para sua implementação. O secretário também destacou dois projetos de melhorias de infraestrutura em andamento: uma estrada ligando a futura Ponte da Integração ao Aeroporto de Campos e à Codin, e um novo traçado da Estrada dos Ceramistas ligando Donana ao Porto do Açu.

“Os projetos da secretaria vêm ao encontro do que pensamos e estamos pleiteando há algum junto aos governos estadual e municipal. São obras fundamentais para que Campos possa acompanhar a evolução do Porto do Açu e, assim, sediar as novas empresas que já desejam se instalar em nossa região. Com isso, aumentamos a arrecadação municipal, diversificamos a economia e geramos emprego e renda na cidade”, destacou Francisco Roberto de Siqueira, presidente da Firjan Norte Fluminense.

Codin e o novo distrito

O projeto do novo distrito terá uma área de 280 mil metros quadrados da prefeitura. O local fica na BR-101 próximo a Travessão, no lado esquerdo da rodovia no sentido Espírito Santo. Toda a infraestrutura é do governo do estado. O secretário destacou que Campos já sai na frente das demais cidades, e que existe a previsão de incluir benefícios em diversos impostos para atrair as empresas.

“A previsão do estado é de lançar oito novos distritos em diferentes cidades. No caso de Campos, por ser um terreno da prefeitura, nós já cumprimos todos os pré-requisitos com a regularização do Registro Geral de Imóveis, escritura, localização adequada e estudos de georreferenciamento e topografia completa da área. Será um projeto completo, nos mesmos moldes da Codin, e estamos desenhando a inclusão de diversos benefícios com ISS, IPTU e ITBI, por exemplo”, destacou o secretário.

Segundo Knust, a prefeitura também já solicitou do governo do estado um material completo para ser divulgado entre os empresários. O secretário comentou ainda a atual situação da Codin, que receberá novos pontos de iluminação, e atualizou a situação da construção de um trecho para ligar o local à BR-101, antiga reivindicação da Firjan.

“Esta é uma questão meramente burocrática que está no gabinete do Ministério de Infraestrutura. Existe no caminho um trilho da antiga ferrovia, e o governo federal precisa autorizar qualquer intervenção que venha a ser feita no local. É um imbróglio burocrático que atrasa o processo, mas está para ser resolvido”, garantiu.

Estrada entre Donana e Porto do Açu

O secretário também falou de um projeto executivo para um novo traçado da Estrada dos Ceramistas. A via vai ligar a rotatória em Donana da RJ-216 (Campos-Farol) até o Porto do Açu. O projeto foi entregue ao governador Cláudio Castro em fevereiro, durante a visita do presidente da República à região, e, segundo Knust, já está no Departamento de Estradas e Rodagens (DER) a ponto de ser licitado.

Estrada entre a Ponte da Integração e o Aeroporto de Campos

Outro projeto, este ainda em estudo, é a construção de uma via ligando a futura Ponte da Integração ao Aeroporto de Campos e à Codin. Knust ressaltou que a ponte – cujas obras foram retomadas em fevereiro – vai ligar, inicialmente, São João da Barra a Campos, já que ainda será feita a construção de uma estrada até São Francisco.

“Existe um pré-estudo para a construção de uma estrada de cerca de 14 quilômetros, ligando a descida da ponte ao Aeroporto de Campos e à Codin. Com isso, trazemos o fluxo desses locais para atender ao Porto, sem precisar passar por dentro da cidade”, afirmou.

O presidente da Firjan Norte Fluminense colocou a instituição à disposição para contribuir com o melhor andamento dos projetos, e os conselheiros externaram preocupação com a mobilidade em torno do novo distrito e da Codin.

Fonte: Ascom Firjan 

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *