ZAP HOME - VERMELHO

Abertura de barra provoca impacto ecológico em lagoas da região

Segundo especialistas, a abertura da barra deveria ser melhor estudada pelos órgãos


  • Cidades
  • 18 de Janeiro de 2022 | 17h29 | Por: Redação
 Reprodução/Print
Reprodução/Print
 Foto: Wallace Silva
Foto: Wallace Silva

A pedido da Prefeitura Municipal de São João da Barra, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), autorizou a abertura da barra da lagoa de Iquipari e do Açu na última semana devido a cheia do Rio Paraíba do Sul na região. Essa abertura, causou um grande impacto ecológico como a mortandade de peixes de diferentes espécies.

Segundo biólogos, esse impacto é causado devido a entrada de água salgada nas lagoas ou dos animais e plantas no mar, e são mortos pelo chamado “choque osmótico” estes que já estavam adaptados à água doce. Além de que, com a diminuição do nível das águas, formam-se poças nas beiras da lagoa. Como essas poças possuem uma profundidade muito baixa, os animais que ali ficam estão condenados à morte.

A professora de biologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), doutora Marina Suzuki, comentou sobre a ação realizada pelos órgãos com a abertura da barra das duas lagoas.

“Toda e qualquer abertura de barra, traz impactos. Com essa abertura  que ocorreu, houve uma grande descarga de água que estava armazenada dentro dessas lagoas para o mar, e junto com a grande quantidade de água, nós temos uma grande quantidade de animais e plantas que estavam no interior das lagoas, boa parte desses organismos estão acostumados com a água doce, quando mistura com a salgada, acaba acontecendo essa mortandade”, explicou a professora.

Ainda de acordo com especialistas, a abertura da barra deveria ser melhor estudada. A ação prejudicou a fauna, a flora e os pescadores. Além disso, a grande vazão de água e quantidade de animais mortos prejudica a prática de esportes na lagoa, como o Kitesurf.

A professora Marina ainda destaca as seguintes ações para minimizar os impactos:

- Proibição da pesca na lagoa durante o período de abertura;

- Fiscalização 24h por dia;

- Retirada dos organismos mortos (odor forte, mudança na cor da água e crescimento exacerbado de algas);

- Manutenção e acompanhamento dos canais de drenagem.

Em nota, o Inea respondeu: 

A autorização emergencial foi emitida pelo Inea após solicitação do Município de São João da Barra que Decretou Situação de Emergência no Município (Decreto Municipal n° 003/22) no dia 12/01/2022 por conta das fortes chuvas e inundações no município.

A abertura da Barra da Lagoa de Iquipari, Açu, Grussai e Pontal de Atafona de acordo com manifestação técnica da Prefeitura teve por objetivo o escoamento das águas pluviais e do lençol freático aflorado pela elevada precipitação pluviométrica.

A Prefeitura indicou ainda que o Rio do Rio Paraíba do Sul, os canais e as lagoas no município estavam acima do normal, havendo iminente possibilidade de transbordamento dos mesmos, bem como o risco de rompimento de diques, podendo causar danos à população e plantações.

A autorização emitida pelo Inea contou com condicionantes para minimizar o impacto ambiental sobre a lagoa e a fauna e solicitou o acompanhamento do Projeto TAMAR para proteção dos ninhos de tartarugas. Foi solicitado ainda posterior trabalho de educação ambiental com a população para melhor conscientização de seu impacto ambiental e para se evitar aberturas clandestinas das mesmas.

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *