Concessionária monitora águas do Rio Paraíba em Campos após vazamento de produto químico

O Instituto Estadual do Ambiente também monitora a situação


27 de Outubro de 2021 | 16h36

A concessionária Águas do Paraíba informou que está monitorando as águas do Rio Paraíba do Sul, em Campos dos Goytacazes-RJ, após uma carreta tombar no final da tarde dessa terça-feira (26), quando transportava o produto químico monoetileno glicol e se envolveu em uma acidente na BR 356, em Patrocínio do Muriaé-MG, próximo ao córrego conhecido como Pratinha..

Segundo a assessoria da concessionária, a situação é de normalidade e sem risco de desabastecimento, visto que o produto foi derramado na pista e poucos litros escorreram para o rio.

Mesmo assim, existe um monitoramento constante para análise da água e contato permanente com a Defesa Civil e os órgãos mineiros.  

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), informou em nota, que para conter o avanço do produto no corpo hídrico, a transportadora responsável pelo caminhão adotou as medidas emergenciais com operações de transbordo e remedição, a partir da instalação de diques de contenção para o produto. Os trabalhos ainda continuam e o Inea acompanha os procedimentos.

O Inea destacou ainda que embora o monoetileno glicol possa provocar reações adversas à saúde humana, o mesmo é biodegradável.


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.