Carreta com produtos químicos tomba e atinge águas do Rio Muriaé

O condutor do veículo não resistiu aos ferimentos e morreu no local


27 de Outubro de 2021 | 10h57

Previous Next

Um caminhão com uma carga de 32.420 Kg de monoetilenoglicol, produto químico, tombou, na tarde dessa terça-feira (26), na BR-356, próximo a Laje do Muriaé, mas no Estado de Minas Gerais. Após o acidente, ocorreu vazamento de quantidade ainda não identificada do produto para o rio Muriaé. O condutor do veículo não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Segundo informações do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (CEMADEN-RJ), o composto, segundo a defesa civil local, atingiu o córrego da Pratinha, afluente do Rio Muriaé. A bacia hidrográfica do rio Muriaé é dividida entre o estado de Minas Gerais e o estado do Rio de Janeiro, sendo a porção fluminense a jusante da mineira. Sendo assim, os municípios fluminenses na região norte e noroeste do estado podem sofrer impactos com a contaminação do rio Muriaé.

Ainda de acordo com informações do CEMADEN, o caso ainda está sendo apurado para saber a proporção da contaminação. Caso constatada, recomenda-se que a população evite o consumo, o contato com o corpo hídrico em questão e a ingestão de alimentos provenientes do mesmo.

A equipe do NF Notícias encaminhou um pedido de nota para a concessionária Águas do Paraíba, pois o Rio Muriaé é afluente com o Rio Paraíba do Sul. Realizamos contato com Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para verificarmos se já foi feita a análise da proporção da contaminação.


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.