Exclusivo: Paulo Hirano fala sobre os desafios em assumir a maior Secretaria de Saúde do interior do Estado

O secretário falou ainda sobre outros assuntos


16 de Setembro de 2021 | 13h28

O secretário de Saúde de Campos dos Goytacazes-RJ, doutor Paulo Hirano falou com o site NF Notícias sobre sua função à frente da secretaria. O secretário contou sobre os desafios nesse período de pandemia da Covid-19 e a parceria entre o governo municipal e estadual para a reforma do Hospital Geral de Guarus (HGG).

 

Desafios à frente da Secretaria de Saúde de Campos

Pela segunda vez à frente da pasta (Paulo Hirano foi secretário municipal de Saúde durante os dois mandatos de Rosinha Garotinho como prefeita de Campos, de 2009 a 2016) o secretário contou sobre esse novo desafio em época de pandemia.

— Estamos muito felizes em poder está contribuindo para nossa cidade. O prefeito nos convocou para que nós pudéssemos estar à frente nesse momento da secretaria de saúde e das políticas de saúde da nossa cidade. Estamos passand, como o mundo inteiro passa, por esse momento de extrema dificuldade devido a pandemia, destacando sempre que apesar dos avanços da vacinação, é necessário que a população continue mantendo as regras da vida — disse.

Os desafios só aumentam, segundo o médico, mesmo com experiência no cargo.

— Porque a população vai aumentando, demandas, novas doenças surgindo, tecnologia avançando, o custo da saúde se multiplicando com o avanço da tecnologia e os recursos são sempre escassos, sem reajustes na tabela do SUS há 20 anos, por exemplo. Há uma dificuldade grande, mas Campos se destaca justamente por entender esse processo e fazer inclusive um aporte financeiro municipal para que possa fazer essa assistência a nossa população — concluiu.

 

Parceria governo estadual e municipal

O secretário falou ainda sobre a parceira entre a Prefeitura de Campos, na figura do prefeito Wladimir Garotinho, com o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

— A construção dessa parceria é algo fundamental. Costumamos dizer que a saúde é uma questão tripartite, ou seja, nós precisamos do governo federal, estadual e municipal. Todos têm em cada competência, a suas obrigações. Nosso prefeito tem conseguido inúmeros recursos para que possamos tocar esse “barco”, e continuar avançando. Encontramos uma rede desestruturada, não só nas suas condições da estrutura física mas também operacional. Estamos resgatando, reformando as unidades de saúde, reabrindo essas unidades, então tudo está andando. As coisas para se reconstruírem são mais difíceis, mas tenho certeza que nós vamos vencer — explicou.

 

Reforma geral do Hospital Geral de Guarus

Um assunto em pauta frequente no governo tem sido a reforma do Hospital Geral de Guarus (HGG). Após anúncio, durante a visita do governador à Campos no dia 06 de agosto deste ano, a equipe de governo vem trabalhando para finalizar o projeto.

— O HGG que é um hospital de referência extremamente importante e terá sua reforma iniciada muito provavelmente no próximo mês. Já temos um estudo completo, temos avançado e a princípio iríamos fechar as portas do hospital para a reforma, mas não conseguimos encontrar uma saída para assistência, principalmente na região de Guarus. Então optamos e resolvemos criar uma logística que fosse possível manter funcionando áreas do hospital. Vamos fazer por blocos setoriais e etapas. Vamos construir primeiro o pronto socorro, que já possui uma estrutura metálica pronta, e na sequência a gente vai entrando para o hospital e resolvendo tudo — contou.

 


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.