Educação encerra primeiro ciclo de capacitações para gestores de creches

A proposta foi trabalhar as competências através da implantação de um plano de política de desenvolvimento de pessoas, com foco na motivação e atualização


16 de Abril de 2021 | 11h15

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) encerrou nesta quinta-feira (15), o primeiro ciclo de capacitações para gestores das creches da rede municipal de ensino. Trata-se do projeto “Gestão: um planejamento estratégico - desenvolvido pelo Setor de Agente de Gestão Escolar”, juntamente com o subsecretário de Educação, Frederico Rangel. O ciclo teve início em março deste ano. 

Segundo Frederico, a proposta foi trabalhar as competências através da implantação de um plano de política de desenvolvimento de pessoas, com foco na motivação e atualização; e garantir o ambiente organizacional adequado na área administrativa, com resultados eficazes e eficientes.

"As capacitações foram direcionadas aos diretores das creches municipais. Tivemos cinco encontros online e as atividades desenvolvidas foram enviadas por e-mail. A carga horária da formação foi distribuída de acordo com os encontros e atividades; sendo um total de 40 horas. Minha alegria é enorme! Obrigado a todas as Agentes de Gestão Escolar (AGE) envolvidas no curso", comentou o subsecretário.

Ele explicou que o grupo de AGEs conta com seis profissionais responsáveis pela formação de gestores, que também fazem o elo entre a Secretaria de Educação, a escola/creche e a família/comunidade escolar.

A abertura do ciclo contou com palestra da psicóloga Carla Marvilla; o primeiro módulo foi ministrado pelas AGEs e falou das diversidades e adversidades do ambiente escolar. O segundo módulo apresentou palestra Habilidades Socioemocionais Desenvolvendo Competências na Comunidade Escolar, com a Bárbara Maria Lemos Ferreira. O módulo 3 tratou do tema Ensinar no século XXI - Letramento e Competência Digital, com Anna Karina de Azevedo e Oviedo. 

O quarto módulo aconteceu nesta quinta-feira (15) e contou com palestra e dinâmica motivacional com a professora doutora Bianca Acâmpora. Além disso, as AGEs abordaram o tema Quem cuida merece ser cuidado; e o subsecretário fez o encerramento do ciclo.

"Estamos desenvolvendo um trabalho no sentido de melhorar os recursos humanos, atualizando-os e dando suporte eficiente, para atender as demandas atuais. É importante a implementação da Política de Desenvolvimento de Pessoas que irá atender as necessidades destes profissionais, o papel da motivação para a geração de um ambiente de produtividade; e de como o líder deve agir para trazer o espírito motivador para o ambiente de trabalho", finalizou Frederico.

Fonte: SupCom


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.