Cidennf realiza reunião com Câmara Técnica de Agricultura e da Câmara Temática de Veterinários

Neste encontro com os novos representantes dos municípios consorciados, o secretário executivo apontou os objetivos da câmara técnica, às ações e planejamento para 2021


04 de Março de 2021 | 17h24

O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) realizou, nesta quinta-feira (04) por videoconferência, a primeira reunião do ano da Câmara Técnica de Agricultura e da Câmara temática de Veterinária. Neste encontro com os novos representantes dos municípios consorciados, o secretário executivo Vinícius Viana apontou os objetivos da câmara técnica, às ações e planejamento para 2021.

Com as pautas do dia sobre as ações do Programa do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), do projeto "Rota Regional Caminhos do Açúcar", e a criação da Câmara Temática de Agroinovação, representando a presidente Fátima Pacheco, o secretário executivo falou sobre a necessidade das parcerias com instituições e sociedade-civil para promover o fortalecimento do setor, por meio da expertise de cada um.

"O nosso objetivo é estimular o segmento com ações inovadoras que promovam políticas públicas voltadas para área produtiva. E dentro do campo da Agroinovação, vimos a necessidade da criação da câmara temática para poder avançar nas ações de fortalecimento, como a plantação de novos cultivares, citando como exemplo o gengibre, o açafrão, a batata doce amarela, dentre outras variedades", disse.

Vinícius Viana também dialogou com o grupo sobre o andamento do SISBI-POA, um programa em que o Cidennf foi o único consórcio público do estado do Rio de Janeiro a aderir ao projeto que é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O SISBI-POA garante que as pequenas, médias e grandes agroindústrias localizadas nos oito municípios pertencentes ao Cidennf comercializem os seus produtos de origem animal em todo país.

"Estamos avançando na fase de estruturação e recebendo todo apoio do Mapa para a implantação do programa e, paralelamente a isso, estamos orientando os municípios para adequação e validação da legislação exigida. Em nome da presidente do Cidennf, agradeço o Mapa pela grande oportunidade que irá consolidar ainda mais a economia da nossa região", destacou o secretário executivo.

Logo em seguida, foi apresentado o projeto "Rota Caminhos do Açúcar", que tem como objetivo o fortalecimento do turismo com foco na valorização dos aspectos histórico, cultural, de pertencimento e incremento de receita para os municípios consorciados. "São 9 fases de planejamento, desde o mapeamento até o escoamento dos produtos. Várias ferramentas estão sendo elaboradas, mas precisamos do empenho das prefeituras consorciadas para efetivar o trabalho turístico na região", comentou o diretor de Programas, Projetos e Integração do Cidennf, Ézio Tavares.

Paralelo às pautas do dia, teve a nomeação da coordenadoria desta Câmara Técnica Setorial, representada pelo secretário de São Francisco de Itabapoana, Enaldo Barreto, como coordenador, e o secretário de Italva, Bruno Guimarães, como vice-coordenador.

Também participaram da reunião os secretários e subsecretário de agricultura de Campos, Quissamã, Italva e São Francisco de Itabapoana, além do presidente do Sindicato Rural de Campos, Ronaldo Bartolo, o presidente da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), Tito Inojosa e demais equipe do Cidennf.

Fonte: Ascom


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.