ZAP HOME - VERMELHO

Macaé adere a consórcio para compra de vacinas contra Covid-19

A ideia surgiu após a decisão unânime do STF, no último mês, que autorizou estados e municípios a adquirirem as doses, inclusive fabricadas em outros países


  • Cidades
  • 04 de Março de 2021 | 08h00 | Por: Redação
 Divulgação/ Ascom
Divulgação/ Ascom

Macaé é uma das 14 cidades do Estado do Rio que aderiram ao consórcio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para a aquisição de mais vacinas contra a Covid-19. A ideia é não depender apenas do Plano Nacional de imunização.  "Não podemos depender apenas das vacinas do governo federal que estão, por sua vez, em um ritmo lento. Estamos buscando essa e outras alternativas ", afirma o prefeito Welberth Rezende.  

Além de Macaé, também formalizaram a adesão ao consórcio para a compra de vacinas os municípios do Rio de Janeiro, São João de Meriti, Petrópolis, Barra do Piraí, Saquarema, Arraial do Cabo, Vassouras, Cordeiro, Mendes, Comendador Levy Gasparian, Macuco, Areal e Volta Redonda.  

A ideia surgiu após a decisão unânime do Supremo Tribunal Federal (STF), no último mês, que autorizou estados e municípios a adquirirem as doses, inclusive fabricadas em outros países – e devidamente registradas por órgãos reguladores – se a União descumprir o Plano Nacional de Imunização (PNI) ou caso as doses previstas no documento sejam insuficientes.

Para facilitar e reduzir o custo da compra, a intenção é estabelecer valor de frete único entre os municípios. As medidas visam o respeito e transparência quanto ao uso do dinheiro público.

Carta de Intenções com a Índia 

Macaé formalizou uma carta de intenções com a Índia para agilizar a compra, pelo município, da vacina AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19. O prefeito Welberth Rezende recebeu, no último mês, o cônsul geral do país, Amit Kumar Mishra. O objetivo foi alinhar o compromisso do governo de vacinar a população macaense.  

Fonte: Ascom

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *