Inscrições abertas para o III Seminário Olhares Acadêmicos sobre Macaé

Toda a população está convidada e o evento será transmitido online


19 de Novembro de 2020 | 10h03

O III Seminário Olhares Acadêmicos sobre Macaé, organizado pelo Observatório da Cidade de Macaé, será realizado de forma remota, com bate-papo virtual sobre o tema "Gestão Municipal em Tempos de Crise e a Parceria entre o Governo Local e Universidades", no dia 3 de dezembro, das 18h às 21h. Toda a população está convidada e o evento será transmitido pelo link meet.google.com/djs-hdoh-fyi com emissão de certificado aos participantes. Para participar é necessário preencher o formulário de inscrição disponível no link https://url.gratis/Pkjpv.

O tema será debatido pelo prefeito Dr. Aluizio junto com o secretário municipal adjunto de Ensino Superior, Carlos José Mattos de Andrade, e os professores Maria Inês Paes Ferreira (Instituto Federal Fluminense - IFF), Naiara Sperandio (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), Fabianne Manhães (Universidade Federal Fluminense - UFF) e Cremilda Couto (Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos - FeMASS). Haverá ainda a participação especial do professor Rudi Rocha (Fundação Getúlio Vargas - FGV).

O evento está sendo organizado pela coordenadora do Observatório da Cidade, Scheila Abreu, e Inês Leoneza (UFRJ) junto com os parceiros do Observatório. A parceria da gestão municipal com a academia é fundamental, uma vez que os indicadores científicos produzidos nos estudos acadêmicos de pesquisadores e cientistas colaboram para efetivas políticas públicas nas diversas áreas do conhecimento, como sustentabilidade urbana, educação, saúde, meio ambiente e outras contempladas nos eixos de estudos.

O Observatório é fruto de trabalho coletivo composto por pesquisadores de universidades e outras instituições parceiras, bem como servidores municipais, e, também, os pesquisadores participantes do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Observatório. Constitui-se de parceria entre a Prefeitura de Macaé com a UFF, Universidade Cândido Mendes, UFRJ, FeMASS, IFF, Fafima, Uenf e Rede Petros-BC.

Criado através da Portaria nº 09/2018, da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, o Observatório da Cidade de Macaé tem sua sede na Cidade Universitária. É efetivado por meio de parceria acadêmica voluntária, na constituição de uma rede interinstitucional que reúne agentes públicos de universidades, instituições privadas de ensino, gestão pública municipal e instituições parceiras. Tem como objetivo principal analisar as transformações em curso na cidade de Macaé, promovendo uma avaliação contínua e sistemática da conjuntura social e econômica em que o município se insere.

Publicações e eventos

Apesar de pouco tempo de criação, o Observatório da Cidade já produziu publicações e eventos importantes com os parceiros: o livro "Macaé, do Caos ao Conhecimento", impresso e no formato E-Book; Chamada para publicação em edição especial, através de parceria com a Revista Estudos de Administração e Sociedade– UFF; Chamada para publicação em dossiê temático na Revista Vértices da Essentia Editora – IFF; e Boletins Ciência Macaé com estudos sobre a Covid-19; além de dois seminários Olhares Acadêmicos sobre Macaé. Os eventos têm sido somente virtuais por conta da pandemia do coronavírus.

Fonte: Ascom


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.