Cetep oferece mais de mil vagas em 11 cursos offshore gratuitos

A inscrição será feita somente nesta quinta-feira


18 de Novembro de 2020 | 10h09

O Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) está oferecendo mais de mil vagas em 11 cursos offshore gratuitos de qualificação profissional na área dos processos industriais, infraestrutura e treinamentos de segurança por meio de contrato administrativo de prestação de serviço celebrado entre o município de Macaé e a empresa L. Fernando Mazza Cursos e Treinamentos. A inscrição será feita somente nesta quinta-feira (19), a partir das 9h, via Internet, no Portal da prefeitura www.macae.rj.gov.br, onde os candidatos têm acesso ao Edital nº 004/2020.

A confirmação da matrícula será realizada após o aceite do termo para participação no curso, o que será gerado ao final do preenchimento do formulário de inscrição online, no mesmo dia da inscrição, quando também começam as aulas, explicou a secretária Leandra Lopes. Este foi o terceiro edital que o Cetep divulga com oportunidades para a população durante a pandemia com oferta de mais de 10 mil vagas em cursos gratuitos para qualificação profissional e aumento da renda familiar só este ano. Nos últimos três anos, foram mais de 8.500 vagas ofertadas nos cursos presenciais.

Os cursos oferecidos no Edital 004 serão presenciais e as respectivas vagas são: caldeireiro industrial (50 vagas); mecânico de manutenção (50); soldador industrial (50); pintor industrial (50); escalador industrial (50); NR-10 Segurança e Instalações e Serviços de Eletricidade (50); eletricista predial (100); homem de área (100); NR-18 Montador de Andaimes (198); NR-33 Trabalho em Espaço Confinado (200); e NR-35 Trabalho em Altura (200).

Os critérios para participação constam do Edital. A parceria acontece através da Secretaria Municipal Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, vinculada à Secretaria Municipal de Educação.

De acordo, ainda, com o Edital 004, cada candidato poderá se inscrever em apenas um curso. O material didático referente aos conteúdos teóricos dos cursos será fornecido, gratuitamente, pela empresa parceira, por meio digital. Os equipamentos de proteção individual (EPIs), necessários para as aulas práticas, deverão ser adquiridos pelos alunos, conforme orientação descrita no termo para participação do curso.

Para os cursos de Caldeireiro Industrial, Pintor Industrial e Soldador Industrial será necessário que o aluno adquira o seguro obrigatório de estudante para realização das aulas práticas, que será de sua inteira responsabilidade.

Candidatos terão de seguir Protocolo de Biossegurança

A secretária de Qualificação Profissional, Leandra Lopes, orienta que os candidatos devem ler o edital e ficar atentos aos detalhes como os critérios neste momento de pandemia do coronavírus. O Edital 004/2020, do processo de seleção, estabelece um protocolo de biossegurança. Só será permitida a entrada e permanência do aluno no espaço de realização dos cursos com o uso de máscara. Será aferida a temperatura corporal de todos os alunos antes de entrarem em sala de aula; caso algum apresente temperatura superior ao indicado no protocolo de higiene sanitária da Covid-19, o aluno terá seus dados repassados à Secretaria Municipal de Saúde.

A disposição das salas de aula será adequada com base no protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde para ambientes fechados, sendo 1,5m2 de espaçamento entre as carteiras e demarcação de circulação interna. Todos os alunos terão álcool em gel 70% disponível nas salas de aula, banheiros e em outras dependências que vierem a utilizar.

As aulas práticas serão realizadas em espaço aberto, arejado e respeitando os protocolos de distanciamento e também com álcool em gel disponível no ambiente de treinamento e aferição da temperatura corporal antes do início das atividades.

Conheça o Cetep

O Cetep já formou mais de 40 mil pessoas desde a sua criação, em 2007, quando o professor Guto Garcia foi secretário municipal de Ciência e Tecnologia. O órgão funciona à Rua Alfredo Backer, nº 363, no Centro de Macaé e o sucesso é tão grande que as vagas anunciadas para os cursos costumam ser preenchidas em até duas horas.

Com a reforma administrativa, em 2017, o Cetep passou a integrar a Secretaria Municipal de Educação. Qualifica a população com cursos de rápida duração e voltados ao mercado de trabalho em diversos eixos formativos, sendo desenvolvido com parceiros empresariais e institucionais de setores variados.

São mais de 20 até 30 cursos em andamento o ano inteiro e todos os alunos recebem certificados após a conclusão. Entre os cursos oferecidos destacam-se os de panificação e confeitaria; barbeiro; manicure e pedicure;  informática básica; costura para iniciantes; design de sobrancelhas; cabeleireiro; AutoCad; Cuidador de Idosos e outros.

Fonte: Ascom


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.