Consumidor poderá escolher datas das faturas de água, luz, gás e telefonia

A proposta tem como objetivo permitir às pessoas físicas definir junto às concessionárias a data de vencimento das faturas


15 de Setembro de 2020 | 13h56

O consumidor poderá escolher a data de pagamento das contas de água, luz, gás e telefonia. É o que estabelece o projeto de lei 2515/2020, apresentado pelo deputado estadual Filippe Poubel (PSL), em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

A proposta tem como objetivo permitir às pessoas físicas definir junto às concessionárias a data de vencimento das faturas: dias 1, 5, 10, 15, 20, 25 e 30 do mês.

"Cada família tem uma realidade financeira. Padronizar a data de vencimento das faturas gera diversos inconvenientes econômicos, pois muitas vezes o vencimento cai antes do recebimento do salário. Permitir ao consumidor definir a data é benéfico para os dois lados, famílias e concessionárias", justifica Filippe Poubel.

O bolsonarista ainda afirma que o projeto de lei não fere o inciso IV do artigo 22 da Constituição Federal, pois, como entendimento do Supremo Tribunal Federal no julgamento da ADI 5961/PR em caso análogo, trata-se de disposição sobre Direito do Consumidor, matéria de competência concorrente entre União, Estados e Distrito Federal.

Fonte: Ascom


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.