Trump ameaça retaliar Brasil devido ao etanol

Americanos, que possuem cota de exportação, querem tarifa zero para todo o combustível vendido


11 de Agosto de 2020 | 15h16

O presidente dos Estados Unidos,Donald Trump, sugeriu durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca, que poderá tomar medidas tarifárias em relação ao Brasil por conta do etanol norte-americano.

Questionado sobre a pressão que estaria fazendo para que o Brasil elimine tarifas sobre a importação do produto dos EUA, Trump afirmou que "em algum momento" esse assunto será discutido. "Nós não queremos pessoas nos tarifando".

Há pouco menos de um ano, o Brasil elevou de 600 milhões para 750 milhões de litros a cota de etanol importado sem tafira. Acima desse volume, o imposto de importação é de 20%.

Agora, os americanos pedem ao governo brasileiro a extinção da cota e a tarifa zero para a venda do produto.

De janeiro a junho deste ano, o Brasil importou 301 milhões de litros de etanol dos EUA, movimentando US$ 584,2 milhões, segundo dados do Ministério da Agricultura.

"Eu acho que, no que concerne o Brasil, se eles fizerem tarifas, nós temos que ter uma equalização de tarifas", disse o presidente dos EUA.

As usinas brasileiras também vendem etanol aos americanos e, neste caso, a taxação é de 2,5% sobre o valor da mercadoria. No primeiro semestre do ano, o Brasil vendeu US$ 146 milhões, um total de 262,4 milhões de litros.

"Vamos estar apresentando algo que tenha a ver com tarifas, e com justiça. Porque temos, muitos países, por muitos anos, têm nos cobrado tarifas para fazer negócios, e nós não cobramos deles. E isso se chama reciprocidade, se chama tarifas recíprocas, e talvez você veja algo sobre isso muito em breve", afirmou.

Segundo fontes ouvidas pelo G1, a decisão será tomada pelo presidente Jair Bolsonaro e que, caso decida por derrubar as tarifas, a assinatura partirá do Ministério da Economia.

Fonte: G1


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.