Prefeitura oferece cursos de qualificação a distância

Inicialmente, o conteúdo está sendo disponibilizado para os estudantes de Noções Básicas de Recursos Humanos, Noções Básicas de Recepção, Auxiliar Administrativo e Construção para Mulheres


31 de Março de 2020 | 09h32

Em virtude da suspensão das aulas nas redes pública e privada, em função do período de quarentena por conta da pandemia do Covid-19, a Prefeitura de Macaé, por meio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), lançou o blog http://cetep2020.blogspot.com. A plataforma on line é uma ferramenta que disponibiliza, gratuitamente, aulas, sugestões de vídeos, exercícios e fóruns para aqueles que estão inscritos na primeira etapa dos cursos presenciais de qualificação, capacitação, aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento social de 2020. Inicialmente, o conteúdo está sendo disponibilizado para os estudantes de Noções Básicas de Recursos Humanos, Noções Básicas de Recepção, Auxiliar Administrativo, Construção para Mulheres: acabamento e pintura e Motores a Diesel.

O estudante que não tem acesso ao blog vai receber pela equipe do Cetep apostilas via endereço eletrônico. Além disso, toda comunicação sobre a plataforma on line também está sendo repassada pelos professores via rede social através de linha de transmissão por WhatsApp. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, assim que os professores forem enviando os conteúdos, as aulas de cada curso serão apresentadas no blog.

"Além dos 42 mil alunos da rede municipal, que têm acesso ao o blog  www.educacaonaopara.com, também temos a meta de alcançar com a nova plataforma on line os 1.430 estudantes matriculados nos cursos profissionalizantes neste início de 2020. Macaé oferece essa gama de cursos gratuitos e de qualidade para todos", destacou.

A previsão é que as aulas virtuais também sejam oferecidas para os alunos dos cursos de Almoxarifado, Assistente de Operações de Logística Portuária; Matemática sem medo; Matemática Financeira; Técnicas Básicas de Redação e Auxiliar de laboratório de análises clínicas; Auxiliar de Saúde Bucal; e Balconista de farmácia. A secretária Adjunta de Qualificação Profissional, Leandra Lopes, destacou que, através do blog, os alunos têm acesso a conteúdos gerais como Ética, Gestão e Relacionamento Interpessoal e pontuais como "Motivação" e "Recrutamento e Seleção" nas aulas de Recursos Humanos, e "Medidas de pisos"  para  o curso " Construção para mulheres".

"Já faz algum tempo que disponibilizamos cursos à distância como Tutoria EAD em Ambiente Moodle e Marketing Digital. Agora estamos nos adequando ao período de distanciamento social para  atendermos aqueles que já tiveram as aulas iniciadas. A adoção da plataforma à distância é um novo olhar de ensino que está sendo reforçado pelo Cetep", ressaltou Leandra.

A Secretária Adjunta de Qualificação Profissional lembrou que após a quarentena, no retorno aos cursos presenciais, as aulas práticas de cursos específicos, como Cuidador de Idosos, serão antecipadas, a exemplo a área de Beleza (barbeiro, cabeleireiro profissional intensivo, cabeleireiro avançado, design de sobrancelhas, manicure e pedicure), além de costura para iniciantes; artes em tecido e linhas feito a mão; arte em telhas; desenho artístico; pintura em aquarela.

Os cursos do Cetep são de curta duração e com uma grade diversa de áreas e turnos para atender a população. As aulas contam com parcerias de instituições como o Centro de Convivência do Idoso, Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Instituto Federal Fluminense (IFF), Pousada da Cidadania, Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, salões de beleza da cidade e Supermercado EXTRA.

 

Fonte: Ascom


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.