Campanha site

Festa de Maria na próxima sexta no CENSA em Campos


  • 18 de Maio de 2022

A tradicional “Grande Festa de Maria” vai acontecer na próxima sexta-feira (20), às 20h, no ginásio de esportes. O evento é organizado pelo Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA) e por seus Institutos Superiores de Ensino (ISECENSA) e será também transmitido ao vivo pelo Instagram do CENSA @censaoficial. A celebração comemora os 150 anos da fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, presente há 97 anos em Campos.

A festa homenageia Nossa Senhora Auxiliadora, que é a padroeira das instituições. Ano passado o evento, devido ao isolamento social durante a pandemia de Covid-19, teve que ser adaptado para o formato de carreata. Já em 2020, foi realizado um passeio de carro aberto pelas ruas de Campos. Por isso, 2022 é um ano especial pela volta ao local tradicional da celebração, o ginásio de esportes do CENSA. 

Em preparação para a festa foi realizada a Novena de Maria, que encerra na noite de hoje (18) e teve início no dia 10. A programação religiosa arrecadou fraldas geriátricas e alimentos não perecíveis que serão doados para instituições assistenciais.

Devoção Mariana

Dom Bosco quis que as Filhas de Maria Auxiliadora, congregação por ele fundada juntamente com Santa Maria Domingas Mazzarello, fossem um monumento vivo dessa sua gratidão.

A festa de Maria recorda Dom Bosco ao entrar na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, em Turim. Em sonho, disse Nossa Senhora a Dom Bosco: "Esta é a minha casa, daqui sairá a minha glória!"

Nossa Senhora foi presença viva não só na vida de Dom Bosco. Ela apareceu-lhe no sonho de Maria Mazzarello, a fundadora da congregação das Irmãs Salesianas. A semente foi semeada e 150 anos se passaram.

Escreveu Dom Bosco: “A festa de Maria Auxiliadora deve ser o prelúdio da festa eterna que deveremos celebrar todos juntos um dia no Paraíso”.

Fonte: Ascom