12 de Julho de 2021

Festival de Inverno em julho em SJB


Festival de Inverno em julho em SJB

"A arte em tempos de reinvenção” é o tema do XII Festival de Inverno de São João da Barra, que acontece entre os dias 22 e 29 de julho no formato online, com transmissão no Instagram e Facebook da Prefeitura. Na programação, bate-papos culturais, apresentações de dança e música, oficinas de teatro, samba, artesanato e educação, entre outras atrações.

A abertura será às 9h da quinta-feira, dia 22, com a retrospectiva dos festivais anteriores, seguida do bate-papo cultural “Perspectivas da Lei Aldir Blanc para o segmento da cultura”, às 10h, mediado pelo professor, especialista em dança, mestre em Políticas Sociais, produtor e agente de cultura Jhonatan Martins e participação da conselheira estadual de cultura Gisele Maia. Às 19h tem apresentação de dança com Cia Passos de Dança.

O bate-papo cultural "A leitura deve ser livre e leve: projeto Livro no Ponto", com o professor, memorialista, produtor e agente de cultura Silvano Motta como mediador e participação da escritora Izabel Gregório, das engenheiras ambientais Maria Helena Vicente e Luana Santana e da turismóloga e musicista Viviane Mendes abre a programação às 10h na sexta-feira, 23. Às 19h, exibição do Centro de Danças Corpo e Expressão.

O final de semana começa com oficina de teatro ambiental “Erosão, memória e ficção”, com Fernando Codeço, integrante do Grupo Erosão, no sábado, 24, das 10h às 12h. A participação será pelo Zoom (aqui). As apresentações de dança prosseguem às 19h, com La Danse EG. Domingo, 25, tem “Conexão #MPB”, com o professor de teclado Vinícius Martins, às 12h, que apresentará cinco obras da música popular brasileira; às 19h, dança com a Cia de Dança Jhonatan Martins, o professor de dança Arthur Lima e o grupo Essência do Samba. 

Na segunda-feira, 26, o Festival de Inverno apresenta, às 10h, a oficina “Samba e gafieira”, com a Cia de Dança Jhonatan Martins. Às 16h, oficina de artesanato “Chapéu personalizado”, com a artesã Carla Roberta Manhães Bueno, integrante da Casa do Artesão Alcimar Simões Bomgosto e, às 19h, apresentação de dança com a Associarthis.

“Projetos culturais: breve panorama e suas principais etapas", com dicas sobre elaboração de projetos para o segmento, mediado por Jhonatan Martins e participação de Silvano Motta, integra a programação na terça-feira, 27, às 10h. O Centro de Danças Aline Miranda será a atração das 19h. Na quarta-feira, 28, tem oficina de artesanato “Decoupage em material reutilizável”, às 10h, com Sueli Monteiro, do Grupo da Terceira Idade Maria Júlia Aquino; oficina “Educação e arte ambiental” com Júlia Naidin, da Casa Duna, das 16h às 18h, e participação pelo Zoom (aqui), e apresentação musical com Tamirys Chagas, às 20h. 

O último dia do evento será aberto com a apresentação “Percussão de carnaval: roda de samba", pela escola de samba Acadêmicos da Vila Imperial, às 18h. No encerramento especial, às 20h, “Diálogo aberto sobre educação e cultura: integração dos valores humanos no contexto filosófico”, com o secretário municipal de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, e os professores e doutores em Filosofia Giovane Nascimento e Natália Soares. A mediação será de Jhonatan Martins.

Fonte: Ascom SJB