11 de Dezembro de 2020

Final do Festival da Canção Interuniversitário será neste domingo


Final do Festival da Canção Interuniversitário será neste domingo

O Festival da Canção Interuniversitário, promovido em parceria entre o Instituto Federal Fluminense (IFF), a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e a Universidade Federal Fluminense (UFF Campos) chega à etapa final, quando serão conhecidos os vencedores desta edição. A cerimônia de exibição dos videoclipes dos finalistas e de escolha das melhores canções pela comissão julgadora, aberta à comunidade externa, será realizada no domingo, dia 13 de dezembro, às 19h, no canal oficial do Festival da Canção Interuniversitário, no YouTube. Haverá premiação para o primeiro, segundo e terceiro colocados.

  As 10 canções finalistas – escolhidas com base nos aspectos técnicos de construção de melodia, letra e prosódia por júri técnico selecionado pela organização do Festival – são as seguintes (listagem em ordem alfabética):  

  • Alelí
  • Bossa Presente
  • Confissão
  • Debaixo Do Sorriso
  • Forró Espacial
  • Fotofobia
  • O Que Vale
  • Quando A Chuva Passar
  • Tempo
  • Tintas Na Tela 

 Devido à excepcionalidade vivenciada neste momento de pandemia causada pela Covid-19, o evento está sendo realizado de modo não presencial, numa versão online, por meio de plataformas de comunicação por vídeo e das mídias sociais, oportunizando a participação de toda a comunidade. 

 A programação do evento começou, online, dia 06 de outubro, com objetivo de incentivar a prática artística, revelar novos talentos, capacitar novos compositores, intérpretes e instrumentistas, além de valorizar o trabalho cultural desenvolvido pelas instituições de ensino organizadoras.  

 Puderam participar do Festival os estudantes e servidores das instituições de ensino envolvidas. Cada participante concorreu com apenas uma música, uma composição inédita, interpretada por, no máximo, quatro integrantes, sendo dois vocalistas e dois instrumentistas.

 Os inscritos participaram de workshops, realizados nos dias 06, 13, 20 e 27 de outubro, com transmissão pelo Youtube, para composição de canção inédita, ministrados pelos músicos Augusto Ordine, Rômulo Gomes, Sheila Zagury e Flavio Mendes.

 O evento, realizado pela parceria já consolidada entre as instituições públicas de ensino, além de revelar novos talentos, se destaca por ser pioneiro em sua concepção de caráter formativo, investindo na qualificação e aperfeiçoamento dos inscritos na elaboração da composição inédita. E por meio de um conjunto de ações desenvolvidas no âmbito da cultura pelo IFF, UFF e Uenf, promove um intercâmbio artístico-cultural que fortalece a produção musical local, intercâmbio artístico-cultural entre as Universidades, por meio da participação de discentes e servidores (docentes e técnicos) vinculados às Instituições proponentes do Festival. 

 O  objetivo é fomentar a expressão criadora e realizar ações de promoção cultural que resgatem a criatividade e estimulem novos compositores, a fim de oportunizar a aproximação com o público de Campos dos Goytacazes e seu entorno. 

Fonte: Ascom