02 de Maio de 2020

Programação especial do Arquivo Público lembrará a Abolição


Programação especial do Arquivo Público lembrará a Abolição

Com o tema "Abolição e Escravidão", os 132 anos de abolição da escravatura no Brasil vão ser lembrados pelo Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho (APMWPC), com uma programação especial. Para este sábado (2), está confirmada uma Live com a escritora e professora Lana Lage, autora do livro “Rebeldia negra e abolicionismo”. 

- Lana Lage é professora aposentada da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e autora do livro "Rebeldia Negra e Abolicionismo", que enfoca justamente o movimento de personagens de Campos e região pelo fim da escravidão, em 13 de Maio de 1888. Trata-se de uma das maiores autoridades sobre o assunto e também figura destacada na luta pela implantação do Arquivo Público - observa a historiadora Rafaela Machado, diretora do APMWPC.

A Live com a escritora está confirmada para as 16h deste sábado, na página do APMWPC no Facebook e todos poderão participar. O convidado do sábado seguinte, dia 9, será anunciado durante a semana. 

- Temos grandes nomes de profundos conhecedores dessa longa parte da nossa história. É importante enfatizar que a escolha dos convidados envolve pesquisas realizadas tendo como fonte a documentação que hoje se encontra no Arquivo. São referências nos estudos sobre escravidão e abolição e que utilizaram a documentação local para entender as características regionais no processo que culminou com a abolição. Quem for convidado, certamente dará grande contribuição com dados importantes da participação dessa região no processo de abolição - conclui Rafaela Machado.