14 de Dezembro de 2019

Crime histórico, o Assassinato de Donana Pimenta no Museu de Campos


Crime histórico, o Assassinato de Donana Pimenta no Museu de Campos

Os alunos do Curso de Capacitação Teatral Letras em Movimento remontam um célebre crime da história da cidade de Campos, “O Assassinato de Donana Pimenta”. O espetáculo será apresentado em três sessões no próximo sábado (14), às 19h, 20h e 21h, no Museu Histórico de Campos. Os ingressos são limitados e devem ser trocados no local por um quilo de alimento não perecível, das 10h às 17h.

O Assassinato de Dona Ana Joaquina Carneiro Pimenta aconteceu no dia 20 de setembro de 1873. Confessaram o crime as mulheres escravizadas Letícia, Cherubina, Cecília e Virginia, que teriam combinado a morte na noite anterior. A pesquisa histórica e adaptação do texto foi realizada pela historiadora Graziela Escocard e pelo diretor da peça Guilherme Freytas. A ficha técnica conta ainda com a direção de atores de Victor Santana.

— A peça teatral faz parte da programação de Natal do Museu Histórico e para as apresentações foi pensado na exibição da peça na íntegra – comentou a historiadora Graziela Escocard. “Na última segunda-feira, tivemos a pré-estreia do espetáculo histórico/teatral “O Assassinato de Donana Pimenta” no Museu Histórico de Campos. Foi uma noite de suspense e emoção, onde o espetador participou como testemunha deste crime célebre de Campos dos Goytacazes. A estreia é neste sábado e esperamos todos lá”, completou Guilherme Freytas.

Com produção do Museu Histórico, entre os atores estão Priscila Pessanha como Anna Pimenta, Michelle Nascimento como Letícia, Maria Laurindo como Cherubina e Taiane Santos como Cecília. A ficha técnica do espetáculo ainda conta com a sonoplastia de Markinho Sá, o design gráfico de Sérgio Provisano e o apoio técnico de Marli Moreira, João Amaruza e Paulo Tarso.  

Fonte: Ascom