ZAP HOME

DETALHANDO O COMPLEXO PORTUÁRIO DO AÇU


  • Novo Desenvolvimento Econômico
  • 09 de Setembro de 2019 | 16h56

EIG GLOBAL ENERGY PARTNERS (EIG), acionista  controlador da Prumo Logística S.A. , uma empresa brasileira privada que lidera o hub de infraestrutura de energia no Porto do Açu , anunciou grandes desenvolvimentos na Prumo. Entre eles a Gás Natural Açu (GNA), uma joint venture entre a Prumo, a BP e a Siemens, com foco no desenvolvimento e operação de projetos de energia e gás sustentáveis, satisfez as condições precedentes necessárias para atrair o financiamento do projeto anunciado anteriormente de US$ 750 Milhões, liderado pela IFC, KFW e Banco Nacional de Desenvolvimento. A GNA vai aplicar os recursos do empréstimo na conclusão da construção da primeira fase de 1,3 GW do Complexo de Gás Natural Liquefeito (GNL) para geração de energia (LNG-to-Power) da GNA (GNA I).

Além disso, o desenvolvimento da segunda fase do complexo, um projeto LNG-to-Power de 1,7 GW conhecido como GNA II, já está em andamento e os contratos de energia foram garantidos. Após a conclusão, a GNA I e a GNA II terão capacidade instalada de 3 GW, tornando este o maior projeto de gás para geração de energia da América Latina. A GNA tem uma capacidade total licenciada de 6,4 GW e registrou projetos no próximo leilão de energia A-6. A GNA I e o terminal de importação de GNL deverão iniciar o comissionamento até março de 2020. Além disso, a GNA está desenvolvendo dutos offshore, instalações de processamento de gás e um terminal de exportação de líquidos para o gás do pré-sal, além de dutos onshore que conectam o Açu a rede de gasodutos. O investimento total para as duas primeiras fases da complexo de LNG -to - Power da GNA é estimado em mais de US$2 Bilhões.

A EIG também anunciou que a Prumo nomeou três proeminentes veteranos do setor para o seu conselho administrativo. Pedro Parente (presidente do conselho e ex-presidente da Petrobrás), entrou no conselho com Ieda Gomes (ex-presidente da Comgás e BP Brasil) e Franklin Feder (presidente da InterCement Participações e ex-presidente da Alcoa América Latina).

Pedro Parente disse: “Estou ansioso para trabalhar com essa empresa incrível, a operadora do maior porto privado da América Latina”. A Prumo e o Complexo do Açu representam uma infraestrutura essencial para a liberação de reservas maciças do pré - sal no Brasil e servirão como um facilitador fundamental do novo mercado de gás brasileiro. Como brasileiro tenho orgulho de fazer parte desse esforço que criará um desenvolvimento social e econômico significativo para a região e o Brasil.

Carlos Tadeu Fraga, um dos maiores especialistas em petróleo e gás, com conhecimento, experiência e relacionamentos inigualáveis do setor, assumiu recentemente o papel de diretor executivo (CEO) da PRUMO. Sob a liderança de Fraga, a Prumo fortaleceu a sua equipe de gestão com a recente adição de Luciana Rachid, ex - CEO da TBG, como chefe de estratégia de gás.

Carlos Tadeu Fraga disse: ¨É uma honra atuar como diretor executivo da Prumo e aprimorar o desenvolvimento do Porto do Açu, com sua posição exclusiva como único hub de gás privado no Brasil, que combina o gás natural liquefeito (GNL), o gás doméstico, a exportação de líquidos, 6,4 GW de licenças de energia, além de projetos industriais de consumo de gás. Tenho passado toda a minha carreira ajudando o Brasil a desenvolver as suas reservas de hidrocarbonetos, que incluem o pré - sal, eu não poderia estar mais satisfeito com a oportunidade de liderar a empresa, que é a proprietária e desenvolvedora dessa infraestrutura excelente que apoia as atividades offshore de petróleo e gás e que consequentemente, promoverá a industrialização no Brasil¨.

O Açu, o maior complexo portuário do setor de energia do Brasil, também inclui um polo petrolífero, estrategicamente importante para a exportação de petróleo do pré-sal, além de processamento, mistura e armazenagem. A Açu Petróleo, uma parceria da Prumo com a OilTanking, atraiu empresas globais com liderança em petróleo e gás, incluindo a Shell, Petrobras, Galp e Equinor, como clientes de seu terminal de transbordo de petróleo altamente eficiente. É o único terminal privado na costa brasileira, com capacidade para 1,2 milhão de barris/dia e para receber navios Very Large Crude Carrier (VLCC, grande embarcação para transporte de óleo cru). Os projetos de expansão da empresa incluem oleodutos conectados a rede e 5,5 milhões de barris de instalações de armazenamento e tratamento de óleo para atender aos crescentes volumes de exportações.

R.Blair Thomas, diretor executivo de EIG e presidente do conselho de diretores da Prumo, disse: ¨A EIG tem orgulho de apoiar estes projetos incríveis e estou muito feliz em dar as boas as vindas a uma nova safra de líderes talentosos de setor na diretoria e na equipe de gerenciamento. O ímpeto operacional da Prumo continua a acelerar, como exemplificado por seus fortes resultados operacionais e sua capacidade de atrair os melhores talentos do setor.

Enfim, essa é a atual realidade administrativa do nosso Complexo. Um time de craques e de renome nacional. Foi um verdadeiro gol de placa essas contratações.

 

Forte Abraço, até a próxima semana, VICTOR AQUINO.

1 Comentário

Comentar

Campos Obrigatórios. *