ZAP HOME - VERMELHO

UM NOVO OLHAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO REGIONAL


  • Novo Desenvolvimento Econômico
  • 16 de Julho de 2019 | 12h45

Foi com muita alegria e surpresa que recebi o convite do NF NOTÍCIAS para escrever uma coluna semanal neste conceituado jornal online.

Para quem não me conhece, sou Arquiteto/Urbanista com 39 anos de profissão e com escritório próprio desde 1981.

Me especializei em Arquitetura Hospitalar há 25 anos, realizando diversos projetos em nossa região, como por exemplo: Hospital Geral de Guarús, Prontocárdio, Unimed- Campos, Clínica Avançada de Urologia (CAU), Hospital Municipal de São Fidélis, Hospital Público de Macaé (HPM), Unimed – Macaé, Unimed Rio das Ostras, Centro de Emergência de SJB, etc.

Em 2007 fui convidado pelo Grupo EBX para projetar um novo Hospital Samaritano (Rio de Janeiro) que se chamaria Samaritano Master e acabou não se concretizando.

Vocês me verão externar com muita frequência a minha admiração sobre o COMPLEXO PORTUÁRIO DO AÇU, que tem o maior calado entre todos os portos das 3 Américas e com uma grande retroárea de 92Km².

Isso representa uma vez e meia a Ilha de Manhattan em Nova York e é quase do tamanho da cidade de Barcelona que é a segunda cidade da Espanha.

O Porto do Açu será a redenção econômica de São João da Barra, Campos dos Goytacazes e todo o Norte Fluminense. Em breve voltaremos a falar desse tema e tão gratificante, que com certeza terá o seu papel ampliado em uma ou duas décadas com o declínio natural do nosso petróleo (principalmente nos campos maduros) e por consequência a queda do volume dos Royalties que nos sustenta.

Fui Secretário de Planejamento de SJB (2007/2011), Secretário de Planejamento de Itaguaí (2014/2015). Secretário de Desenvolvimento Econômico de Campos dos Goytacazes ( 2017), Secretário de Transporte e Mobilidade Urbana de SJB e acabo de assumir a Superintendência Portuária e Industrial de SJB.

Vou procurar expor algumas idéias para o crescimento econômico de São João da Barra/ Campos dos Goytacazes e os demais municípios periféricos.

A cada semana vou abordar um tema específico mas sempre com uma conotação econômica para cada município e com um linguajar comum, sem usar termos técnicos para que possamos ter uma maior penetração em todas as camadas sociais e intelectuais da nossa população.

Sou um simples arquiteto cuja vida o levou para o serviço público e sempre trabalhando no referido tema.

Vou procurar só expor os meus pontos de vista e com o foco centrado em um país melhor para todos nós.

Sei que somos seres politizados e muitas das vezes vai ficar difícil fugir desse tema também, porém vou procurar não muito usá-lo.

Quem me conhece sabe que sou de Centro/ Direita mas isso não impede de postar nas minhas redes sociais a prisão de políticos de direita como por exemplo o Aécio Neves. Sou contra a corrupção e não tenho nenhum político de estimação. Estimação eu tenho pelo meu País e por ele eu luto para termos um futuro mais ético e com menos corrupção. Sou um Patriota e acho que é isso que está faltando no Brasil.

Vocês irão ver que não sou um homem de ficar em cima do muro e vou sempre externar a minha opinião sincera sobre qualquer assunto. Talvez por isso eu tenha recebido recentemente uma mensagem do Facebook dizendo que eu teria alcançado 670 mil curtidas em minhas postagens. Essa será a credibilidade que pretendo levar para esse novo desafio.

 

Espero poder passar novos conhecimentos para alguns e ouvir a opinião também de vocês.

 

Forte abraço e até a próxima semana, VICTOR AQUINO.

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *