Tempos Modernos

Tempos Modernos

27 de Março de 2019 | 13h57

FUNDECAM: A LUZ NO FIM DO TÚNEL


Previous Next

Em uma de minhas publicações critiquei o governo municipal por se omitir na fiscalização do uso das vagas de recuo que, conforme explicado naquela oportunidade, são públicas. Entretanto, nesta oportunidade devo enaltecer o resgate do FUNDECAM e sua disponibilização aos que realmente precisam, o que considero um dos grandes acertos do atual Governo.

Independente de questões políticas e administrativas, o Prefeito Rafael Diniz assumiu seu primeiro mandato em meio a um turbulento período de recessão e desinvestimentos que afogaram o país em uma enorme crise financeira. Aqui em nossa região, por exemplo, além das questões mencionadas acima, sofremos um grande impacto com a desaceleração do mercado petrolífero e suas inúmeras demissões.

Aí entra a grande sacada do Governo Diniz que, em momento de crise, de forma muito responsável, reorganizou o programa e viabilizou linhas de crédito aos interessados em abrir seus próprios negócios e tentar vencer a crise.

No que diz respeito ao FUNDECAM, importante mencionar que existem inúmeras linhas de crédito para os mais variados seguimentos, como por exemplo o apoio financeiro na modalidade “Capital de Giro” onde o crédito pode chegar à R$ 4.000,00 e ser pago em 09 meses. Há também o “Fundecam Inovação” que, por sua vez, disponibiliza empréstimos a serem quitados com juros de 6% ao ano, carência de 03 meses e pagamento em 36 meses.

Uma das linhas de crédito que também me chamaram atenção foi o “Fundecam Empreendedor”, que vem fomentando pequenos negócios no comércio campista e disponibilizando créditos com juros de 2% ao ano, o equivalente a 0,17 ao mês.

A iniciativa do Município, sem dúvida alguma, tem colaborado de forma eficaz com a economia local. Ocorre que, não obstante aos empenhos publicitários vinculados ao tema, percebo que muitos empreendedores ainda desconhecem o apoio que lhes é prestado.

 Uma prova desse desconhecimento da população é que no ano de 2018, eu e o ex-presidente da OAB Campos, Dr. Humberto Nobre, com o objetivo de viabilizar, por exemplo, a montagem do primeiro escritório, conseguimos incluir a classe dos advogados em uma das linhas de créditos ofertadas pelo programa.

Diante do exposto, mais uma vez devo ressaltar a importância do FUNDECAM para a economia local, o empenho dos servidores municipais no sentido colocar em prática esse excelente projeto e informar que os atendimentos são feitos na Rua Salvador Corrêa, número 21, no Centro (atrás da Casa do Empreendedor), ou através do telefone (22) 98175-0381, onde todas as linhas de crédito e suas condições serão apresentadas aos interessados.