Novo Desenvolvimento Econômico

Novo Desenvolvimento Econômico

17 de Fevereiro de 2020 | 09h53

VIVA O NOVO BRASIL: FORAM CRIADOS 644 MIL EMPREGOS EM 2019


O saldo de empregos no mercado formal de trabalho brasileiro no ano passado, foi o melhor em seis anos. O país criou 644.079 vagas de trabalho com carteira assinada.

Na comparação com 2018, foram 115 mil postos de trabalho gerados a mais no país, e todos os oito setores da economia avaliados pelo Caged, registraram saldo positivo no ano passado. Do ponto de vista regional, os resultados também foram positivos: todas as cinco regiões do país, mais contrataram que demitiram ao longo de 2019.

Boa parte do desempenho positivo de 2019 se deve à geração de empregos no setor de serviços. Esse segmento gerou 382.525 mil novos postos de trabalho, mais da metade de todos os empregos gerados no ano. Em seguida, aparece o comércio com 145.475 mil novos empregos.

Já em dezembro, o saldo de empregos foi negativo, como historicamente ocorre nesse mês do ano. Comumente, o número de demissões sobe nessa época por conta dos postos temporários de trabalho que são criados. No último mês de 2019 foram 307.311 mil vagas fechadas, montante menor do que o registrado em dezembro de 2018.

Caged x IBGE

O Caged considera apenas os trabalhadores formais, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Isso significa que não são contabilizados trabalhadores sem carteira, nem os que trabalham por conta própria ou funcionários públicos.

Na pesquisa do IBGE, são levantados dados de todos os estados brasileiros, mas nem todos os municípios estão representados: são 3464 das 5561 cidades. Já o Caged cobre todos os municípios brasileiros.

AÇU GÁS ASSINA CONTRATO PARA A CONSTRUÇÃO DA TERMELÉTRICA 2.

A nova obra vai gerar algo em torno de dois mil empregos já em março. Ela vai se chamar GNA 2. As obras serão feitas pela Andrade Gutierrez. Lembro que a GNA 1 entra em operação em janeiro de 2021.

O terminal de gaseificação na verdade é um navio FSRU que ficará permanentemente ancorado no Açu. Já está a caminho do Brasil e foi construído na Coreia, mais precisamente no estaleiro de Singapura. O navio foi batizado de BW MAGNA.

Levando em conta que na construção do GNA 1 estão sendo gerados 5 mil empregos diretos e até março teremos mais 2 mil empregos, isso se torna uma grande notícia para a economia da nossa Região.

 

Forte abraço e até a próxima semana, VICTOR AQUINO.


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.

Quem Sou

Victor Aquino

Arquiteto/ Urbanista há 39 anos Sócio do escritório de Arquitetura e Planejamento STUDIO+2 e da ARQHOSPITALAR Superintendente Portuário e Industrial de São João da Barra - RJ victor@arqhospitalar.com.br


Arquivo