11 de Outubro de 2017 | 10h24

UFRJ abre vagas para Macaé em Mestrado de Educação em Ciências e Saúde

Processo terá avaliação do pré-projeto de pesquisa, prova escrita e defesa oral do anteprojeto


O Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lançou edital com 10 vagas para turma de Mestrado que terá aulas em Macaé, em 2018, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS). As inscrições estão abertas até o dia cinco de novembro, conforme informações no edital nº 629 de retificação ao edital 558, disponibilizados no site www.nutes.ufrj.br/mestrado.

Os interessados podem solicitar a inscrição junto com a documentação necessária até o último dia, somente por e-mail, e terão a inscrição efetivada os candidatos que cumprirem todas as exigências das três etapas do processo. O e-mail para solicitar a inscrição é pos-grad@nutes.ufrj.br, com cópia para coordenadorppgecs@gmail.com, com os anexos descritos no edital. No título da mensagem deverão constar "Processo de Seleção Mestrado 2018" e o "nome do candidato". Só valerão os e-mails recebidos pela comissão do processo seletivo até às 23h59 do último dia da inscrição.

No ato da inscrição, o candidato deverá optar por concorrer às vagas direcionadas à cidade do Rio de Janeiro ou à cidade de Macaé. As vagas abertas para Macaé foram distribuídas da seguinte forma: seis para ampla concorrência, duas reservadas para cotas, uma para candidatos estrangeiros e uma vaga para servidores do quadro ativo permanente da UFRJ nas carreiras de docentes ou técnico-administrativos em Educação, conforme o Programa de Qualificação Institucional (PQI/UFRJ).

Para o caso das vagas reservadas para servidores, o candidato deverá enviar junto com a documentação da inscrição, uma declaração de Anuência da Direção da Unidade onde está lotado.

O processo obedece a três etapas: avaliação do pré-projeto de pesquisa (eliminatória); prova escrita (eliminatória); e defesa oral do anteprojeto (classificatória).

Em sua página, o Nutes explica que "o curso de Mestrado tem por objetivo a iniciação à pesquisa e o aprofundamento de estudos no campo da Educação em Ciências e Saúde. Além do desenvolvimento de um projeto de investigação, sua proposta se volta para a construção das bases de uma avaliação crítica da pesquisa neste campo e das suas incorporações e práticas educativas".

O Nutes é um órgão suplementar do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ, criado em 1972, que articula ações de formação de recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento na área da Educação em Ciências e Saúde.

Sua proposta de trabalho é de natureza interdisciplinar, desenvolvida por uma equipe multiprofissional, que integra contribuições de diferentes campos de conhecimento dentre os quais destacam-se educação, comunicação, ciências naturais e da saúde e informática.

A UFRJ-campus Macaé funciona no município em convênio com a prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação. Está localizada nos Blocos B e C da Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros.

 

Fonte: Ascom

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.



veja também