ZAP HOME - VERMELHO

Procissão marca encerramento da festa de Nossa Senhora da Penha

Milhares de fiéis e devotos participaram da procissão que percorreu as principais ruas de Atafona


  • Cidades
  • 25 de Abril de 2017 | 10h08 | Por: Editor
 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A realização de promessas e o agradecimento pelas graças alcançadas levaram milhares de fiéis e devotos à procissão terrestre de Nossa Senhora da Penha, na noite de terça-feira, 24, em Atafona. A Cruz sagrada e a bandeira da Irmandade de Nossa Senhora da Penha à frente do cortejo deram início ao ato de fé cristã, seguido por 22 andores de santos diferentes.

Dezenas de residências ao longo do percurso, cada uma com sua peculiaridade, homenageavam Nossa Senhora da Penha de alguma forma. Quadros com a imagem da padroeira, queima de fogos de artifício, confecção de altares com imagem de diversos santos em frente às casas, em meio aos fiéis, ora descalços, carregando velas, peças em cera representando partes do corpo, compuseram a procissão.

A moradora do bairro da Cehab, em Atafona, Rose Cristina, doou uma imagem de Nossa Senhora da Penha a um grupo de pescadores que construirão uma gruta às margens do Canal da Cehab. "Montei este simples altar no mesmo local onde ela abençoará e protegerá os pescadores quando a gruta estiver pronta", declarou a devota.

 Já Claudenira Peixoto, residente no Carrapicho, também em Atafona, com uma enfermidade na mão, fez uma promessa a Nossa Senhora carregando uma mão de cera durante todo o percurso da procissão. "Pedi hoje a cura da minha doença para que volte a trabalhar", comentou Claudenira.

O morador do Rio de Janeiro, André Veras, que tem casa de veraneio em São João da Barra, sempre que pode comparece às festividades da Penha. “Herdei essa devoção do meu pai e hoje estou aqui para acompanhar a procissão e agradecer as graças alcançadas” disse André, que com a morte de seu pai mantém a tradição da família.

Ao retornar à igreja, o andor de Nossa Senhora da Penha foi levado à margem do Rio Paraíba do Sul para receber a homenagem dos pescadores com uma linda queima de fogos. Já em frente à igreja, foi recebida ao som da Ave Maria interpretada pelo cantor Dom Américo, que apresentou outras canções religiosas. Antes de adentrar ao templo sagrado, uma encenação da coroação de Nossa Senhora da Penha com a participação de 27 crianças vestidas de anjos marcou o encerramento das festividades.

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *