20 de Abril de 2017 | 13h46

IMTT realiza intervenção para beneficiar pedestre

Foram pintadas sinalizações horizontais, que incluem faixas de pedestres e texto de alerta e de limite de velocidade


O Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) realiza nesta semana, intervenções em dois pontos da cidade para melhorar o trânsito de pedestres. Uma foi na altura da estrutura dos semáforos em frente ao Fórum Maria Tereza Gusmão de Andrade, na Avenida XV de Novembro, e a outra na Rua 21 de Abril, próximo à esquina com a Rua Santos Dumont.

Em frente ao fórum, foram pintadas sinalizações horizontais, que incluem faixas de pedestres e texto de alerta e de limite de velocidade - máximo de 30 km/h - aos motoristas. No mesmo local, foram feitas intervenções nos semáforos, que agora permitem o tempo de aproximadamente 20 segundos, o que não existia, para que o pedestre possa atravessar com segurança. A sinalização vertical será implantada e complementada por sinalização luminosa, semáforo, para acentuar a importância do tempo de parada dos veículos.

— Como o movimento de veículos é intenso e contínuo, praticamente durante todo o dia na XV de Novembro, o pedestre acabava perdendo muito tempo para atravessar naquele trecho, na maioria das vezes por intervenção de agente de trânsito, ocasião em que não estava descartado o risco. Por isso, realizamos a intervenção para dar segurança nesta travessia, visto o pedestre ser o principal modal e a prioridade em um sistema de mobilidade. Desta forma, é igualmente importante ressaltar que os motoristas devem estar atentos para usufruírem igualmente, com benefício, da sinalização. Primeiro pela diminuição da velocidade, no trecho, máximo de 30km/h; segundo, por se posicionarem adequadamente nas faixas da pista de rolamento — disse Renato

Os motoristas que seguirem no sentido dos bairros Caju e Pecuária devem manter a direita, já os que vão seguir no sentido Pelinca, e, até mesmo os que vão realizar manobra de acesso ao fórum, devem se posicionar à esquerda. “Não haverá mais a disponibilidade da faixa livre da direita, por razões que envolvem a segurança do pedestre”, acrescentou o presidente do IMTT.

Na segunda intervenção, também foi pintada faixa de pedestre na Rua 21 de Abril, no alinhamento com a Rua Santos Dumont. “Nesse ponto, de intenso movimento de pedestres, realizamos a pintura da faixa em frente ao rebaixamento do meio-fio, para cadeiras de rodas que já existia. Com isso, além de beneficiar o pedestre, também colaboramos para garantir o direito à acessibilidade, com segurança”, concluiu Siqueira.


veja também