Bispo faz recomendação para a prevenção do Coronavírus em Igrejas de Campos

Nota apresenta normas e recomendações a serem observadas


28 de Fevereiro de 2020 | 16h46

O bispo diocesano de Campos Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, divulgou nesta sexta-feira (28), normas e recomendações a serem observadas nas igrejas da Diocese de Campos.

De acordo com a nota, considerando o mundo uma aldeia global e que a nossa região tem aumentado relacionamentos comerciais, culturais e financeiros com os países afetados pela epidemia do Coronavírus.

Inclusive que a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além de arqui/dioceses tomaram medidas de proteção e cautela, e a Pastoral da Saúde e o próprio Ministério da Saúde oferecem orientações preventivas.

A Diocese de Campos atendendo que a vida é dom e compromisso, que deve ser protegida e preservada, defendendo a saúde integral de todas as pessoas, decide compartilhar algumas recomendações aos párocos, quase párocos, reitores, administradores paroquiais, MEDCs e agentes da Pastoral da Saúde:

  1. Oferecer junto a pia de água-benta ou perto da porta das Igrejas álcool para procedimentos assépticos;
  2. Comunhão na mão de preferência;
  3. A oração do Pai Nosso sem mãos dadas;
  4. A saudação da paz, sem ósculo ou abraço, substituída ou por uma reverência ou gesto com a cabeça, ou oração e silêncio interior desejando a paz.
  5. Higienização das mãos com álcool antes de distribuir a comunhão para ministros.
  6. Respeito às normas hospitalares de higiene e cautela em ocasiões de visitas ou atendimentos.

Ao final da nota, Dom Roberto reforça que o importante é a observância motivada pela caridade fraterna, como um sinal de valorização da vida e da solidariedade, vencendo a ameaça e riscos deste vírus perigoso, mostrando a responsabilidade e a compaixão para com todas as pessoas.

 

Fonte: Ascom


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.