Contenção evita que água do Paraíba atinja estrada

Prefeitura colocou barreiras na SB-02 e na Estrada do Poço, próximo ao local onde rompeu o dique São João


17 de Fevereiro de 2020 | 10h30

Quase 24 horas depois do rompimento do dique São João, próximo ao Bairro de Fátima, ainda há muita água nas áreas de pasto, mas a situação está sob controle. Não há famílias desabrigadas e desalojadas e as barreiras de contenção feitas pela Prefeitura impediram que a água atingisse a SB-02 e a Estrada do Poço. O nível do Rio Paraíba do Sul na sede do município permanece em 6,45 m e a tendência é começar a baixar nas próximas. A Defesa Civil Estadual divulgou no final da tarde deste domingo, 16, que os níveis estão baixando nos rios Pomba, Muriaé, Carangola, Itabapoana e Paraíba do Sul.

Desde o momento do rompimento do dique a Prefeitura atuou no auxílio aos moradores e na adoção das medidas emergenciais de contenção. Nas primeiras horas da manhã as equipes das secretarias municipais de Segurança Pública, Meio Ambiente e Serviços Públicos e Agricultura ampliaram a contenção em quatro pontos, entre Cajueiro e o Bairro de Fátima, usando máquinas e materiais para as barreiras. A SB-02 chegou a ser interditada para que o trabalho fosse realizado.

A Defesa Civil Municipal atuou em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a Capitania dos Portos. A Defesa Civil Estadual também esteve na área do rompimento do dique acompanhando o trabalho e o monitoramento. 

— A Defesa Civil Municipal fez o trabalho correto para que a água não chegasse à população, aos ribeirinhos. Agora a tendência é a situação normalizar em no máximo dois dias, já que está baixando o nível de todos os rios para cima — disse o capitão José Antônio Muniz, coordenador adjunto da Defesa Civil Estadual no Norte Fluminense.

Na manhã desta segunda-feira, 17, as equipes da Prefeitura voltam ao local para nova avaliação e prosseguir com as medidas de contenção da água.

VÍDEO:

 

Fonte: Secom/SJB


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.