Ano letivo na rede estadual começa na próxima segunda, dia 10

Mais de 665 mil estudantes estão matriculados em unidades de ensino da rede pública


08 de Fevereiro de 2020 | 09h01

O ano letivo de 2020 começa na próxima segunda-feira (10/2) nas escolas estaduais. Mais de 665 mil estudantes estão matriculados em unidades de ensino da rede pública. Apenas as novas unidades da capital do Rio de Janeiro e os 11 colégios estaduais vocacionados ao Ensino Cívico-Militar, que serão inaugurados em breve, iniciam as aulas em março.

O ano letivo traz novidades. Após 10 anos, o Governo do Estado distribuirá uniformes gratuitamente para todos os alunos da rede estadual. Serão mais de dois milhões de camisas, sendo duas golas polo e uma camiseta para atividade esportiva. O desenho foi desenvolvido pelos estudantes e escolhido por meio de votação pela comunidade escolar.

A Secretaria de Educação também está trocando e instalando novos aparelhos de ar-condicionado nos colégios da rede. Cerca de 24 mil equipamentos foram comprados e estão sendo encaminhados para as unidades de ensino. Até o primeiro semestre deste ano, a previsão é que todas as 1.222 escolas estejam totalmente climatizadas.

– Neste ano letivo, os estudantes vão se deparar com uma realidade diferente. Em 2019 muitas ações foram realizadas e, neste ano, mais investimentos serão feitos para melhorar a qualidade de ensino e infraestrutura das escolas. A educação sempre foi prioridade deste governo e vamos confirmar este compromisso – afirmou o governador Wilson Witzel.

O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, reforça que o número de escolas com turmas em tempo integral foi ampliado, saltando de 268 para 600, e que outras iniciativas serão efetuadas neste ano letivo.

– Além disso, a secretaria vai ampliar o número de escolas no modelo intercultural, implementará unidades com vocação em arte, cultura, esporte e línguas estrangeiras. Ainda neste ano letivo serão investidos R$ 160 milhões na aquisição de mobiliários e outros equipamentos e 73 mil novos computadores serão adquiridos – informou o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes.


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.