Prefeitura sinaliza área imprópria para banho no Pontal de Atafona

O local está com altos índices de Coliformes Termotolerantes


06 de Dezembro de 2019 | 10h14

Previous Next

A Prefeitura de São João da Barra instalou nesta quinta-feira, 5, placas na antiga foz do Paraíba do Sul, no Pontal de Atafona, alertando que as águas do rio estão impróprias ao banho. A constatação se deu por meio de análise do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) indicando altos índices de Coliformes Termotolerantes.

Após o fechamento da Foz, no final de outubro, o local passou a ser frequentado por muitos banhistas. A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos,  então,  solicitou ao Inea uma análise sobre a qualidade da água, visando a segurança e o bem-estar de moradores e visitantes.

Após coleta de cinco amostras em quatro pontos de monitoramento em dias alternados, a partir de seis de novembro, foi constatado que as águas se encontram fora do padrão de balneabilidade, conforme a Resolução 274 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), de novembro de 2000.

Ação de instalação das placas, nesta quinta-feira, foi efetuada pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos juntamente com a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Coordenação de Defesa Civil.

- Devido ao resultado, foi necessário alertar a população e assim fizemos. Esta iniciativa será intensificada à medida em que o movimento aumentar em razão da chegada do verão. Porém, não houve interdição do local e o Inea continuará realizando o monitoramento da balneabilidade da agua - explica a secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joice Pedra.

 

Fonte: Secom/SJB

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.