Programa leva gratidão, poesia e educação patrimonial para escolas municipais

O trabalho já foi realizado em 10 unidades escolares para estudantes


24 de Agosto de 2019 | 11h06

Nesta sexta-feira (23), o programa “Nessa escola tem gratidão, poesia e educação”, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), atendeu estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da escola municipal Santa Terezinha, em Baixa Grande. No Ensino Fundamental regular, o trabalho já foi realizado em 10 unidades escolares para estudantes do 5º ao 9º ano. Na oportunidade, a importância de cultivar bons pensamentos, a prevenção da violência nas escolas e a preservação do patrimônio cultural material e imaterial do município foram abordados.

- Nas abordagens, nós mostramos a noção de patrimônio musical, patrimônio cultural e patrimônio imaterial, destacando a importância de valorização dos “saberes”, da linguagem manifestada, por exemplo, nas apresentações das rodas de samba, dos grupos de jongo e de choro, dentre outros. Porque estes são saberes que devem ser transmitidos e preservados, passando de geração para geração - explica a licenciada em Música e doutora em Políticas Sociais Karina Barra Gomes, integrante da equipe do programa.

O grupo, coordenado pelo guarda municipal e palestrante Ivan de Souza e integrado ainda pela psicopedagoga Lucienne Oliveira, objetiva ainda resgatar e valorizar as tradições locais e regionais, como as bandas civis, a Mana Chica, as folias de Reis, entre outras. “Eram manifestações culturais que vieram se perdendo com o tempo e que este projeto tem a proposta de resgatar. Por isso estamos todos tão empenhados”, destaca Ivan de Souza.

 

Fonte: Supcom


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.