Atleta olímpico visita escola em Mato Escuro

Diogo Silva, lutador de taekwondo, contou sua história para os alunos nesta sexta-feira


23 de Agosto de 2019 | 17h43

O atleta olímpico de taekwondo e campeão pan-americano em 2007, Diogo Silva, esteve na manhã desta sexta-feira, 23, no Centro Municipal de Educação Avançada (Cmea), em Mato Escuro, quinto distrito de São João da Barra, para falar aos estudantes sobre sua trajetória e sobre a importância da prática esportiva e de acreditar nos sonhos.

O auditório da unidade, inaugurada em junho deste ano pelo governo Carla Machado, recebeu também alunos das escolas municipais de Cazumbá e Enjeitado. Diogo, que viajou o mundo representando o Brasil em competições, inclusive as Olimpíadas de Atenas, na Grécia, em 2004, e de Londres, em 2012, há 10 anos se dedica a palestras para jovens em todo o país, e está na região a convite do Sesc, que promove a primeira edição dos Jogos Estudantis do Norte e Noroeste Fluminense.

Nascido na periferia do litoral norte de São Paulo, Diogo ajuda a incentivar as crianças a desenvolverem seu potencial. "Isso é para o esporte e para vida, é acreditar nos sonhos e ao mesmo tempo compreender que há várias formas e vários caminhos para nossas conquistas, cada uma sua história e sua realidade", disse o atleta.

São João da Barra participa dos Jogos Estudantis com 200 atletas, o maior número da competição. Ao todo são 128 escolas de 16 municípios. O evento começou no dia 16 deste mês e vai até 23 de novembro. "Esta é uma das escolas mais bonitas que conheci e achei muito boa a iniciativa da Prefeitura de trazermos a palestra para esta região do município", elogiou o gerente de Esportes do Sesc Campos, Raphael Pedra.

A presença de Diogo foi festejada pelos alunos, especialmente por Ruan dos Santos Machado, 15 anos, morador do Açu e aluno do 6º ano do Cmea. Ele já não treina taekwondo há algum tempo, mas fez questão de ir à palestra com seu uniforme esportivo, exibindo orgulhoso a faixa verde. Ruan quer estudar bioquímica, mas pretende conciliar a carreira com o esporte. "Só conhecia Diogo da TV, das notícias e a presença dele aqui, a história dele, é um incentivo para eu voltar a treinar".

O secretário municipal de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, esteve no Cmea e acompanhou a palestra. "É uma satisfação para nós trazer este exemplo para os alunos. Diogo é uma pessoa exemplar, que nos incentiva com sua história de vida de disciplina e dedicação".

A descentralização das atividades realizadas nas escolas municipais tem sido fundamental, comemora a diretora do Cmea, Cláudia Oliveira, para que todos os alunos da rede tenham a oportunidade de participar das ações promovidas pelo poder público. "Estamos muito orgulhosos e felizes de recebermos em nossa escola este atleta que é um incentivo para todos nós".

Fonte: Ascom


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.