Exército vai abrir 147 vagas para formação de oficiais na área de Saúde

A matrícula vai exigir ainda uma declaração de "nada consta" do respectivo Conselho Regional (órgão controlador do exercício profissional)


11 de Julho de 2019 | 10h25

Estarão abertas de 15 de julho a 16 de agosto de 2019 as inscrições para o concurso de admissão nos Cursos de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde do Exército (CFO/S Sau), para 2020. Os interessados poderão se cadastrar no site www.essex.eb.mil.br. A taxa vai custar R$ 130. A seleção — de abrangência nacional — será destinada a ambos os sexos. Os candidatos precisam ter formação nas áreas de Medicina, Farmácia e Odontologia.

Segundo o edital, 20% das oportunidades serão destinadas a candidatos declarados negros (pretos e pardos). A vagas serão assim distribuídas: 120 para Medicina (diversas especialidades), 2 para Farmácia e 5 para Odontologia, além de 20 vagas para Medicina pelo sistema de cotas.

Para participar, é preciso ser brasileiro nato, possuir cédula de identidade civil ou militar e CPF, e ter no máximo 36 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula. No caso dos homens, ainda é necessário ter, no mínimo, 1,60m de altura. Para as mulheres, a exigência é de 1,55m.

Etapas da seleção

A primeira fase da seleção terá um exame intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, no dia 20 de outubro (data prevista inicialmente no edital). Depois disso, os candidatos aprovados serão submetidos a inspeção de saúde, exame de aptidão física e avaliação psicológica. Todas essas etapas — previstas para janeiro de 2020 — serão eliminatórias.

Na época da matrícula, as candidatas selecionadas não poderão estar grávidas ou com filhos nascidos há menos de 6 meses. Também não é permitido a qualquer concorrente ter tatuagens que façam alusão "à ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas, à violência, à criminalidade, à ideia ou ao ato libidinoso, à discriminação ou ao preconceito de raça, credo, sexo ou origem ou, ainda, à ideia ou ao ato ofensivo às Forças Armadas".

A matrícula vai exigir ainda uma declaração de "nada consta" do respectivo Conselho Regional (órgão controlador do exercício profissional).

Formação

A matrícula e o início do ano letivo estão previstos para 16 de março. O Curso de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde será realizado na Escola de Saúde do Exército (EsSEx), no Rio de Janeiro, com uma duração 37 semanas. Essa capacitação vai abranger formação comum, formação específica e pós-graduação.

Os alunos ocuparão o posto de primeiro-tenente aluno do CFO/S Sau. Depois de formados, poderão ser designados para atuar em qualquer parte do país.

 

Fonte: Extra/Online


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.