Campos entra na rota do circuito francês de cinema

Evento será nos dias 21, 23 e 25 de junho, no Trianon, com entrada franca


14 de Junho de 2019 | 16h16

O Festival Varilux de Cinema Francês volta a Campos após oito anos. Com entrada gratuita, nos dias 21, 23 e 25 de junho, o Teatro Municipal Trianon receberá um dos maiores festivais, como forma de democratizar o acesso à cultura cinematográfica à população campista. A iniciativa é realizada através da parceria entre a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e o Coletivo Cine Clube Marighella. Os ingressos deverão ser retirados na bilheteria do Teatro Trianon, uma hora ants de cada sessão. 

— É com entusiasmo que a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima integra o circuito do 10º Festival Varilux de Cinema Francês, proporcionando aos campistas o contato com a safra cinematográfica francesa. Com uma expectativa de alcançar um milhão de espectadores, o Festival já construiu fama junto a inúmeros fãs campistas, que estão aplaudindo a parceria efetivada com o Cine Marighella e seu fundador, Léo Puglia, para este momento especial aos adeptos da sétima arte — frisou a presidente da FCJOL, Cristina Lima.

A Prefeitura de Campos cederá o Teatro Trianon. Os longas-metragens exibidos visam atingir diversos públicos, de crianças a adultos, com distintas classificações indicativas. Os gêneros apresentados passam por animação, comédia, comédia dramática, drama, suspense e drama histórico. O espaço também será de debate — após a última sessão do filme “A Revolução em Paris”, que evidencia o período histórico ao olhar das mulheres.

— É muito importante que o evento volte a acontecer na cidade, oferecendo a oportunidade de o público campista ter acesso à cultura, de promover a reflexão e debate. É uma grande oportunidade essa parceria que trará o cinema francês a Campos — disse o fundador do Coletivo Cine Clube Marighella, Léo Puglia, que informou ainda que após a exibição de "A Revolução em Paris" haverá debate.  

Em sua primeira edição, em 2010, o festival foi realizado em nove cidades, exibido em 11 salas de cinema e visto por aproximadamente 25 mil pessoas. Nove anos depois, em 2018, atingiu quase todo o Brasil, tendo passado por 88 municípios, 118 salas e consumido por um público de 172 mil pessoas. O festival cresceu gradativamente em número de cidades, de salas de cinema e de público. Em 2019, a 10ª edição pretende ultrapassar a marca de um milhão de espectadores em todo Brasil e Campos fará parte deste momento


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.