Essentia Editora do IFF promove Conversa com o Autor

Evento terá debate sobre o livro Abolicionismo em Ação, de Tanize Costa


17 de Maio de 2019 | 13h59

 Essentia Editora do IFFluminense promoverá o evento “Conversa com o autor”, sobre o livro "Abolicionismo em Ação: o Jornal 25 de março em Campos dos Goytacazes (1884-1888)”, no dia 24 de maio de 2019, às 17h, no auditório Miguel Ramalho, do Campus Campos Centro.

Além da autora Tanize Costa, historiadora e cientista social, mestre em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio) e doutoranda em História pela Paris/Sorbonne, o evento contará com a participação do professor do IFFluminense, Sérgio Rangel Risso, mestre em Politicas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi-IFF).

O livro, aprovado em um dos editais para publicação da Essentia Editora, se insere no escopo das pesquisas atuais sobre o movimento abolicionista no Brasil. Com base na análise do jornal e órgão abolicionista Vinte e Cinco de Março, sediado em Campos dos Goytacazes, localidade com forte tradição escravista, a autora faz um amplo trabalho de pesquisa e história social, em que retrata as estratégias argumentativas dos abolicionistas do município, bem como suas propostas para um Brasil sem escravidão.

A obra estará disponível para download na página da Essentia Editora e, durante o evento, serão sorteados exemplares impressos para os participantes.

Voltado para alunos, professores e pesquisadores, a “Conversa com o autor”, realizada pela primeira vez pela Essentia, tem a proposta de divulgar as obras produzidas pela editora, no âmbito institucional e externo, além de promover a interação entre o autor e os leitores.

“Será um momento para troca de ideias e debate, de modo a enriquecer o conhecimento dos participantes sobre o tema. A nossa proposta é promover outros momentos como esse com as obras produzidas pela Editora”, revela Inez Barcellos, membro da Comissão de Editores Científicos da Essentia, acrescentando que a editora já está planejando o segundo “Conversa com o autor”, que deverá acontecer no XI Confict, entre 24 e 28 de junho, no Centro de Convenções da Uenf.

Fonte: Ascom

 

 


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.