Desfile e Semana de Museus são destaques de maio no Solar dos Mellos

Abertura da exposição ‘Cultura para todos, o futuro das tradições’ será na segunda-feira (13)


13 de Maio de 2019 | 15h17

A diversificada programação de maio do Solar dos Mellos se iniciou no ‘Quintas do Museu’ especial desta semana, com sucesso de público no ‘Segundo Desfile de Moda Handmade’. O evento valorizou na passarela a moda feita à mão de Macaé, homenageou às mães pela data comemorativa, 12 de maio, e ainda prestou tributo a compositores locais, com o lançamento do CD de Alemão. Já nesta segunda-feira (13), às 18h, será aberta a ‘17ª Semana dos Museus’, com o vernissage da exposição ‘Cultura para Todos, o Futuro das Tradições’. Todas as ações culturais têm entrada franca.

A Semana Nacional de Museu é realizada em Macaé há dez anos em comemoração ao Dia Internacional de Museus, 18 de maio. O objetivo desta edição, com o tema ‘Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições’, é abrir um debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura. Voltadas para a exposição, que propõe um mergulho na cultura cafeeira regional, acontecerão visitas guiadas para grupos durante toda a semana, de manhã e à tarde, e ainda palestras. Para participar não é preciso fazer inscrição.

Na segunda-feira (13), às 19h30, após a abertura da exposição, a empresária do ‘Café Casarão’, Roberta Reis, abordará o tema: “Do Grão até a Xícara, uma Breve História do Café”. Os convidados Maria Adriana Monnerat Erthal e Everardo Tardin Erthal, da quinta geração da família de tradição cafeeira na região, darão suas contribuições de memória.

A palestra de terça-feira (14), às 19h, será ministrada pelo Doutorando em História, Meynardo Rocha de Carvalho e discorrerá sobre o tema “Cultura para Todos, o Futuro das Tradições”.

Fonte: Ascom


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.