Epidemiologia recebe 45 câmaras refrigeradoras para vacinas

Aparelhos foram adquiridos por mais de R$ 300 mil e estão sendo entregues desde a última semana. Objetivo é ter confiabilidade na preservação das doses


15 de Abril de 2019 | 10h34

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu as primeiras 21 câmaras refrigeradoras para o acondicionamento de vacinas, de um total de 45 que serão entregues pelo fornecedor ainda nesta semana. Os equipamentos, adquiridos com recursos municipais para otimizar os trabalhos do setor de Epidemiologia a pedido do prefeito Rafael Diniz, custaram R$ 302 mil. 

— Ficamos muito satisfeitos com a chegada dessas câmaras frias, porque elas darão a todos nós mais segurança na conservação das vacinas e outros medicamentos, uma vez que os equipamentos têm um sistema de baterias que garantem o seu funcionamento por bastante tempo, caso falta energia. Agora, a pedido do prefeito Rafael Diniz, vamos começar a distribuição o mais rápido possível pelas salas de vacinação para facilitar o trabalho de toda a equipe — afirmou o secretário de Saúde e presidente da Fundação Municipal de Saúde, Abdu Neme.

As câmaras refrigeradoras eram uma demanda antiga do setor de Epidemiologia da Secretaria justamente devido à vulnerabilidade representada pelo uso de refrigeradores comuns, suscetíveis a piques de energia e risco de perda de vacinas. Com os novos refrigeradores, em caso de interrupção de energia, as baterias do sistema podem manter a temperatura adequada dos equipamentos por até 48 horas.

— As novas câmaras frias que estão sendo instaladas nas salas de vacina fazem com que tenhamos um alto índice de confiabilidade das doses, por ser um material especial com gerador incluso, nos proporcionando uma maior segurança — afirma a diretora de Vigilância em Saúde, Andreya Moreira

A distribuição das câmaras frias começa a ser feita pela área Norte do município, no distrito de Santo Eduardo. A expectativa é que nos próximos dias, todas as salas de vacina que estão sendo utilizadas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe estejam devidamente equipadas.

 

Fonte: Supcom


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.