Prefeito visita primeiro Ecoponto Modelo de Descarte de Resíduos de Campos

Unidade está localizada no bairro da Penha e começa a funcionar na próxima segunda-feira (15), a partir das 7h


13 de Abril de 2019 | 09h10

O primeiro Ecoponto Modelo de Descarte de Resíduos de Campos começa a funcionar na próxima segunda-feira (15), a partir das 7h. O espaço fica na Avenida Newton Guaraná, na Penha, e ficará aberto de segunda a sexta, das 7h às 17h. O prefeito Rafael Diniz e o secretário municipal de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto, visitaram o local nesta sexta (12).

— A cidade é de todos nós. A responsabilidade com o cuidado dela é do prefeito, secretários, vereadores e da cidade, como um todo, é missão de cada cidadão. Com essa iniciativa, realizamos em um espaço, que vinha servindo como depósito irregular de entulho, a organização para entrega e distribuição seletiva de todo esse resíduo, de forma consciente, responsável e sustentável. Estamos disponibilizando um espaço para que as pessoas possam da forma correta, despejar o resíduo gerado em suas casas – destacou o prefeito Rafael Diniz.

O Ecoponto servirá à população como área para descarte de recicláveis (papel, papelão, plástico, sacolas e embalagens, latinhas de alumínio e metais), óleo vegetal, volumosos inservíveis (eletrodomésticos, móveis, cama, colchão, armários e madeiras), eletrônicos (celulares, impressoras, televisores, computadores, câmeras e baterias), vidro inteiro ou quebrados (garrafas, potes e vidros em geral), pneus usados, entulhos de obras (tijolos, concreto, argamassa, pedregulho, areia, etc) e podas de vegetação (troncos, árvores cortadas, madeiras, grama, galhos e folhas). 

O local funcionava como Ponto de Entrega Voluntária (Peve) de materiais recicláveis, mas foi abandonado pela gestão passada e passou a receber, de forma inadequada, o descarte de vários tipos de resíduos. A cada dois litros de óleo vegetal descartado, o cidadão receberá 500ml de detergente, feito através da reutilização do próprio material, bem como a cada duas sacolas de material reciclável, será doada uma muda de planta.

Não será permitido o depósito de resíduo domiciliar, resíduo infectante, lâmpadas e animais mortos. No local a população também será orientada com relação à quantidade liberada por pessoa. Todo o resíduo descartado será recolhido por empresas responsáveis pela coleta de cada tipo de material depositado no Ecoponto. Um trabalho educativo também será feito em toda a comunidade próxima, pela secretaria de Desenvolvimento Ambiental. 

— Presenciamos depósito irregular de lixo pelo bairro e por toda a cidade e visamos conscientizar a população para o descarte correto desses materiais. Esse espaço oferta um serviço além de um Peve, afinal pode receber uma gama de resíduos descartados irregularmente em todo o município e que possui um destino correto. Com esse trabalho, esperamos diminuir os casos de descarte irregular de resíduos, que é crime ambiental – pontuou o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto.

O descarte irregular de lixo e entulho é cabível de penalidades previstas na legislação municipal, a Lei 8.232/2011, que trata da Política Municipal de Resíduos Sólidos. Em casos de flagrante, a população deve entrar em contato com a secretaria de Desenvolvimento Ambiental, através do telefone (22) 98175-1882, para que o órgão se dirija ao local e tome as providências necessárias, seja através de orientação ou multa, caso haja reincidência. 

Um novo Ecoponto está em construção, no bairro do Alphaville. O município possui seis Peves em funcionamento: Peve Caju, Peve Zuza Mota, Peve Rui Barbosa, Peve São Caetano, Peve Julião Nogueira e Peve Flamboyant. Além das Peves, atualmente Campos possui dois Bosques Urbanos, que são antigos Peves e foram transformados em espaços sustentáveis para lazer familiar. As unidades são localizadas no bairro Esplanada e Flamboyant, e há outra sendo finalizada no Jóquei. 


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.